Página inicial > Notícias > Seminário discute direitos indígenas em contexto urbano na região do Grande ABC

Seminário discute direitos indígenas em contexto urbano na região do Grande ABC

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h15

No dia 19 de abril de 2023, ocorreu na Universidade Federal do ABC o seminário Afirmação de direitos Indígenas em contexto urbano, vinculado ao projeto de extensão Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental da UFABC.

O evento discutiu as lutas da população indígena pela garantia de seus direitos e pela visibilização de sua presença na região do Grande ABC, especialmente em contexto urbano. Com a participação de lideranças do movimento indígena do ABC, o seminário trouxe a experiência no território e o pertencimento, possibilitando a reflexão sobre a realidade e os desafios enfrentados pela população indígena na região, a partir da vivência e das contribuições de cada participante.

seminario discute direitos indigenas em contexto urbano na regiao do grande abc foto 01seminario discute direitos indigenas em contexto urbano na regiao do grande abc foto 02

Participaram do encontro Jaqueline Haywã, professora, escritora e cacica do Povo Pataxó Hã Hã Hãe; Silvia Muiramomi, socióloga, ativista do Movimento Indígena do ABC; e Nivia Pankararu, indígena do povo Pankararu. A moderação é de Kigéw Puri (André da Silva Muniz) indígena do povo Puri e mestrando em Ciências Humanas e Sociais.

Visando celebrar e refletir sobre o Abril Indígena, o seminário contou, principalmente, com o debate sobre a comunidade indígena dentro e fora da UFABC, sua distribuição e características, de modo a aproximar a comunidade da região com a realidade indígena.

A organização foi realizada a partir de uma colaboração entre os movimentos indígenas, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC (principalmente os Grupos de Trabalho Igualdade Racial e o Grupo Temático História e Memória) e a UFABC, na figura da PROEC, PROGRAD e professores/as do Bacharelado em Planejamento Territorial, desse modo, o seminário foi reflexo do caráter extensionista das atividades da universidade e seu envolvimento com a comunidade local.

Marcador(es):