Página inicial > Notícias > UFABC adere a pacto pela diversidade, cultura da paz e direitos humanos

UFABC adere a pacto pela diversidade, cultura da paz e direitos humanos

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 08h45

A UFABC assinou, nesta segunda-feira (6), o Termo de Adesão ao “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”, iniciativa do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania em cooperação com Instituições de Ensino Superior (IES).

Ao aderir ao Pacto, a Universidade assume o compromisso de desenvolver atividades que visem à educação em direitos humanos em cinco eixos – ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência –, a partir de linhas de ações prioritárias exemplificadas no documento.

De acordo com a Professora Alessandra Teixeira, Coordenadora de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, “a adesão da UFABC ao Pacto é um passo importante para a construção e o fortalecimento de uma política de direitos humanos na Universidade, que estimule o cultivo da tolerância e o respeito às diferenças no âmbito da comunidade acadêmica”.

O Pacto objetiva a implantação da Educação em Direitos Humanos no âmbito da educação superior, considerando-se sua dimensão estratégica e em atenção à extensa normativa nacional e internacional a respeito, principiada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O texto do Acordo de Cooperação que o institui enfatiza a responsabilidade das IES com a formação a ser oferecida, pautada em valores como a cultura da paz, a defesa dos direitos humanos e a democracia, além da geração de conhecimentos para a superação de desafios como a redução da pobreza, do preconceito, da discriminação e da violência – não apenas no meio universitário, mas social.

Para mais informações, acesse a página do MEC sobre o Pacto