Página inicial > Notícias > UFABC assina acordo com Aliança de Universidades Alemãs

UFABC assina acordo com Aliança de Universidades Alemãs

Publicado: Quarta, 30 de Mai de 2012, 14h23
A UFABC estabeleceu acordo de cooperação com UAMR (Aliança Universitária Metrópolis Ruhr), o documento prevê mobilidade de alunos, docentes e pesquisadores entre as instituições participantes.

Formada em 2007 pelas três mais destacadas universidades da região do Ruhr (Universidade de Duisburg-Essen, Universidade do Ruhr em Bochum e Universidade Tecnológica de Dortmund), na Alemanha, a Aliança reúne conhecimentos e trabalhos de cada uma das três instituições, além de divulgar o cenário científico e acadêmico local.

Em encontro realizado no dia 03 de maio, o reitor Helio Waldman e o reitor da Universidade de Duisburg-Essen, Prof Dr. Ulrich Radtke, assinaram o acordo entre as instituições de ensino. Estiveram presentes no evento o pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle, o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Joel Pereira, o professor e assessor de Relações Internacionais, Eduardo Guéron, a servidora Janaina Gonçalves, além de três representantes da UAMR.

O acordo com a UAMR contribui na divulgação da UFABC em âmbito internacional, destacando o desenvolvimento e a qualidade de pesquisas realizadas na Universidade. Além disso, a parceria tornará possível a troca de informações entre as instituições, por meio do intercâmbio de alunos e professores para a região do Ruhr.

Vale destacar que a UAMR espera receber, pelo programa "Ciência Sem Fronteiras", cerca de 50 bolsistas a partir do mês de agosto. O acordo com a UFABC faz parte do projeto de cooperação da Aliança com a América Latina, que teve início com a implantação de dois escritórios no Rio de janeiro e em São Paulo.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
30/05/2012