Página inicial > Notícias > UFABC avança nas negociações por segurança na região dos campi

UFABC avança nas negociações por segurança na região dos campi

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 15h10

Na última segunda-feira, dia 18/07/2016, o reitor Klaus Capelle e o vice-reitor Dácio Roberto Matheus, além de dirigentes da Prefeitura Universitária, Gabinete da Reitoria e do Diretório Central dos Estudantes, estiveram em reunião com o Comandante da Polícia Militar da Região Metropolitana do ABC para reforçar o pedido de auxílio de segurança no entorno da UFABC. Como resultado da reunião, foram acordados os seguintes encaminhamentos:

1.    Garantia do aumento imediato do policiamento no entorno dos dois campi;
2.    Organização de visita de representantes da Polícia Militar às instalações da UFABC para assessorar a Universidade sugerindo medidas de segurança própria nos campi;
3.    Palestras para a comunidade sobre o tema da violência urbana e orientações de segurança. A pedido da Reitoria da UFABC serão realizadas também palestras específicas para mulheres, por policiais militares femininas;
4.    Auxílio à UFABC na instalação de dois Totens (um em cada campus) destinados especificamente para o envio de Boletins de Ocorrência direto da Universidade para a PM.

Sobre a formalização de Boletim de Ocorrência, o Comandante ressaltou mais uma vez a importância do registro pelas vítimas.

Antes dessa reunião, a Vice-reitoria, em conjunto com alunos da Universidade, havia realizado em 12/07/2016 uma reunião com o Ministério Público Federal, para tratar especificamente sobre os crimes de homofobia e racismo. Além disso, no dia 14/07, o reitor e o vice-reitor encontraram-se com o Secretário de Segurança Pública do Estado, que foi fundamental importância para a viabilização da reunião com o Comandante, que resultou no comprometimento da Polícia Militar com encaminhamentos listados.

“A segurança é um tema emergencial na UFABC e preocupação principal da nossa comunidade. Por isso fizemos questão de entregar ao Secretário Estadual e ao Comandante da Polícia Militar a Moção de Preocupação com a Violência do Conselho Universitário”, ressaltou o Reitor Klaus Capelle.