Página inicial > Notícias > UFABC concede títulos honoríficos em cerimônia solene

UFABC concede títulos honoríficos em cerimônia solene

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 12h11

A Universidade Federal do ABC realizou, no dia 6 de outubro, uma sessão solene do Conselho Universitário para a entrega de títulos honoríficos para professores que fizeram parte da construção da história da Universidade. A cerimônia marcou a entrega dos títulos honoríficos de Professores Eméritos aos docentes Luis Alberto Peluso e Helio Waldman, de Professor Honoris Causa a Adalberto Fazzio e de Doutor Honoris Causa ao professor Luiz Bevilacqua.

Recém-outorgado Doutor Honoris Causa, Luiz Bevilacqua lembrou que o projeto de construir a UFABC foi, por muitas vezes, visto como impossível. "O projeto estava engavetado havia 20 anos, foi desengavetado em determinado momento, e a partir dele começamos. Hoje, tenho a felicidade de apresentar os resultados do sucesso dessa Universidade". Bevilacqua recebeu a maior honraria da noite por seu trabalho na concepção e implantação do inovador projeto pedagógico da UFABC e por sua significativa contribuição para a evolução de toda a educação superior nacional.

Já o professor Helio Waldman (primeiro reitor eleito da história da UFABC) destacou a sua alegria com a homenagem. "A UFABC chegou para coroar minha vida, uma oportunidade única que poucas pessoas no mundo têm. Estou agradecido e feliz com essa honraria", afirmou. O professor Waldman recebeu do Conselho o título de Professor Emérito em reconhecimento por sua inestimável dedicação à ciência e por seu esforço na consolidação da UFABC.

Os outros dois professores homenageados, Adalberto Fazzio, reitor pro tempore entre 2008 e 2010, e Luis Alberto Peluso, um dos idealizadores do BC&H, foram agraciados por suas contribuições à ciência e pelo trabalho em prol da consolidação da UFABC, colaborando para que a Universidade se tornasse referência no ensino e pesquisa, nos âmbitos nacional e internacional.

Ao encerrar a solenidade, o reitor Klaus Capelle destacou a atuação dos professores na área da educação. "Hoje é um dia de festa e alegria compartilhada pela UFABC, um dia de orgulho pelo que a universidade conquistou e de agradecimento a quatro personalidades notáveis. Nesses nove anos de existência, a UFABC ganhou quatro grandes presentes: Peluso, Waldman, Bevilacqua e Fazzio, que deixaram um legado para a UFABC e para o país", afirmou Capelle.

A Solenidade de entrega dos Títulos Honoríficos pode ser assistida na íntegra no Canal da UFABC no YouTube.