Página inicial > Notícias > UFABC é parceira na realização do 5º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC, que acontece no SESC Santo André

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h01

Em 2023, de 27 a 30 de setembro, no SESC Santo André, profissionais de Educação Física, gestores públicos, agentes sociais de esporte e lazer, pesquisadores, estudantes e lideranças da área, se encontram para discutir o Esporte e o Lazer na região, e compromisso de cada um com a busca pela efetivação do direito social.

O 5º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC é uma realização em parceria entre a Universidade Federal do ABC, a Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo, Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul e o Sesc Santo André, com apoio Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema e Secretaria de Esporte e Cultura de Mauá.

A realização do simpósio tem como objetivo estreitar ainda mais os laços entre as cidades, fortalecendo as iniciativas que estimulam a gestão em redes, ampliando a diversidade e o debate em torno das questões relacionadas ao esporte e lazer na região. Ainda, o simpósio tem a pretensão de ser um espaço para o contato com pesquisadores e docentes das Universidades da região, oferecendo assim um espaço de compartilhamento de conhecimento por meio da apresentação de trabalhos, palestras oficinas e plenárias, possibilitando uma ampla troca de conhecimentos sobre as práticas e buscando consolidar o acesso ao esporte e ao lazer.

Na sua 5ª edição, o evento tem como tema: "Esporte e Lazer como direitos sociais para a vida toda: acesso, diversidade e autonomia".

A pauta dos Direitos Sociais está cada vez mais presente em nossa sociedade, ocupando espaço nas diferentes esferas da nossa vida. Discutir o acesso e a permanência ao direito social ao Esporte e ao Lazer, com certeza transcende o entendimento de que a simples oferta de atividades físicas e esportivas pelos entes públicos ou iniciativa privada, é o suficiente para contemplar o direito.

Pensar o acesso, a permanência, o diálogo com a cultura local, respeitando a diversidade e as múltiplas manifestações da cultura corporal, é um caminho seguro para estabelecer bases sólidas para a construção de políticas públicas, preocupadas com a autonomia e o protagonismo social, especialmente a partir das mudanças presentes na nossa sociedade.

Neste sentido, o 5º Simpósio de Esporte e Lazer do Grande ABC, se lança como campo de discussões e reflexões sobre o papel de cada um, e o compromisso de todos, enquanto uma rede de transformação social através do conhecimento e da construção coletiva.

O evento, totalmente gratuito, contará com palestras, conferências, oficinas, apresentações culturais e artísticas, mural científico para apresentação de trabalhos e relato de experiências profissionais, mesa de discussões, e muito mais.

Participe!

Faça sua inscrição aqui: https://simposioesporteelazer.blogspot.com/