Página inicial > Notícias > UFABC é pioneira entre as IFES na aplicação da metodologia de Auditoria Baseada em Riscos

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2015, 14h00

A Universidade Federal do ABC, por meio de sua Auditoria Interna – AUDIN, desenvolveu uma metodologia própria para nortear e tornar transparente o processo de priorização das atividades de auditoria. Trata-se da Auditoria Baseada em Riscos – ABR por meio da qual a AUDIN obtém uma classificação de todas as áreas da UFABC conforme seu grau de risco. Essa classificação é chamada de Matriz de Riscos – MR, que demonstra graficamente, por meio de cálculos de impacto e probabilidade, quais áreas merecem maior atenção da Auditoria Interna.

O conceito de ABR é internacionalmente conhecido, porém sua adaptação e aplicação em uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior trouxe à Universidade o pioneirismo de uma prática até então desconhecida nesse tipo de instituição no país. Desde 2011, os servidores da AUDIN iniciaram estudos a respeito, que resultaram no primeiro modelo em 2012. O método passou por diversas versões e melhorias a partir de então. O mais recente projeto, aplicado em 2014, consistiu na adaptação e aplicação de um questionário (elaborado pelo Tribunal de Contas da União – TCU para avaliação dos controles e riscos institucionais no Relatório de Gestão das IFES), o qual foi respondido pelos três níveis de gestores: estratégico, tático e operacional de cada área e pela equipe de auditoria interna. As áreas foram informadas do resultado da priorização e, atualmente, tem melhorado os controles de seus processos diante das avaliações realizadas pela AUDIN.

A nova metodologia foi apresentada publicamente, em junho deste ano, no Fórum Técnico das Auditorias Internas do Ministério da Educação – FONAITec, ocasião na qual o Secretário Federal de Controle Interno Sr. Francisco Eduardo de Holanda Bessa elogiou a iniciativa e frisou a importância do fortalecimento das auditorias internas das Instituições Federais de Ensino – IFES.

O modelo recebeu reconhecimento da Controladoria Geral da União - CGU e de outras IFES, que já iniciaram ações para replicar a metodologia em suas instituições, como a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Federal do Cariri, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Instituto Federal de São Paulo, o Instituto Federal de Tocantins e o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

Para 2015, a Auditoria Interna da UFABC está planejando novas melhorias para o Projeto de ABR, que contará com algumas novidades visando adicionar valor e indicar diretrizes de controle para o alcance dos objetivos institucionais na governança da UFABC.