Página inicial > Notícias > UFABC está entre as 18 melhores no quesito qualidade de pesquisa em ranking nacional

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2012, 15h57
A UFABC ostenta a 18ª colocação no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo, publicado na segunda-feira dia 03/09/2012, no item "qualidade de pesquisa". Como 191 universidades foram avaliadas, a UFABC encontra-se entre as 10% melhores do país no critério.

"As perspectivas ficam ainda melhores se considerarmos que os dados computados para esse critério do ranking referem-se a 2008 e 2009 e portanto não levam em conta o considerável aumento da nossa produção científica a partir de 2010", explica o Pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle.

Além da pesquisa, outros três itens foram avaliados: ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação. O reduzido número de alunos no mercado de trabalho e de patentes, graças à baixa idade da instituição, influenciou para baixo a colocação da Universidade no quadro geral – 45º de 191, o que deixa a UFABC entre as 24% melhores do país.

"Para uma universidade nova e pequena, esses dados não são nada mal, considerando que os critérios da Folha (diferentemente dos do ranking Scimago no qual aparecemos recentemente como a melhor universidade brasileira) são fortemente influenciados pelo tamanho e pela idade da instituição", afirmou Klaus.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
03/09/2012