Página inicial > Notícias > Universidade Federal do ABC ganha prêmio nacional da FEBRABAN

Universidade Federal do ABC ganha prêmio nacional da FEBRABAN

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 14h08

A Federação Brasileira de Bancos premiou o trabalho do aluno Guilherme Cardim e Professora Ana Abras em reconhecimento à contribuição de sua pesquisa para a área de “Inovações na Era Digital” no setor Bancário.

O artigo desenvolvido pelo economista Guilherme Cardim, graduado pela UFABC, e a Professora Ana Abras, do Bacharelado em Ciências Econômicas, trata do uso da mídia social no atendimento aos clientes e o seu impacto na rentabilidade dos bancos de varejo. O trabalho avaliou se o atendimento pelo Facebook e Twitter em comparação ao telefone incentivou o relacionamento bancário e a contratação de novos produtos e serviços.

A ideia do trabalho surgiu a partir de uma aula de Econometria, ministrada pela orientadora e coautora do artigo, na qual o aluno identificou o potencial para a pesquisa sobre interação nas plataformas digitais.

O processo de desenvolvimento do artigo durou dois anos e, segundo o ex-aluno de Ciências Econômicas, o tema do uso das redes sociais no aprimoramento da prestação de serviços bancários precisa ainda ser bastante debatido. “É um conteúdo bastante intrigante. Pensar nas plataformas digitais, que hoje são movimentadas de maneira independente, convergindo para uma estrutura de comunicação que permita um atendimento cada vez mais integrado e veloz é um campo de pesquisa com grande potencial de exploração”.

A relação dos trabalhos premiados está disponível no site do Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária..