Página inicial > Notícias > UFABC oferece 497 vagas para mestrado e doutorado

UFABC oferece 497 vagas para mestrado e doutorado

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2015, 13h36

A Universidade Federal do ABC está recebendo inscrições de candidatos para os programas de mestrado e doutorado, com previsão de início das aulas em fevereiro de 2016. As inscrições, bem como os cursos, são gratuitas. As 497 vagas estão distribuídas entre 18 opções de mestrado acadêmico, 12 de doutorado acadêmico e o doutorado acadêmico industrial. Todos os programas são reconhecidos pelo MEC e aprovados pela Capes.

As inscrições são feitas exclusivamente por meio eletrônico, e a divulgação de informes específicos ocorre no site de cada programa. Aos pós-graduandos é apresentada, ainda, a oportunidade de receberem bolsas, com o intuito de propiciar dedicação exclusiva aos estudos. As listas dos editais de processos seletivos abertos e em andamento encontram-se disponíveis no site da Pós-Graduação.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação da UFABC, prof. Gustavo Dalpian, o diferencial dos programas strictu sensu da UFABC está, especialmente, em duas características: "Boa parte dos nossos programas de pós-graduação possui caráter interdisciplinar, permitindo a conexão dentre várias áreas do conhecimento, além disso, o corpo docente é composto exclusivamente por professores doutores, pesquisadores com publicações científicas de relevância nacional e internacional".

Os programas com processos seletivos abertos são:

- Planejamento e Gestão do Território (M/D)
- Ciência e Tecnologia/Química (M/D)
- Ciência e Tecnologia Ambiental (Mestrado)
- Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (Mestrado)
- Física (M/D)
- Matemática (M/D)
- Ciências Humanas e Sociais (M/D)
- Biossistemas (M/D)
- Biotecnociência (M/D)
- Engenharia Biomédica (Mestrado)
- Engenharia Elétrica (Mestrado)