Página inicial > Notícias > UFABC organiza evento que aborda aplicação de tecnologia na educação

UFABC organiza evento que aborda aplicação de tecnologia na educação

Publicado: Domingo, 25 de Mai de 2014, 10h41

Não é novidade que a tecnologia demoliu certezas cristalizadas quanto à transmissão de conhecimento. Para enfrentar o desafio de inserir professores nesse admirável mundo novo, a UFABC recebeu entre os dias 12 e 16 de maio a I Semana de Tecnologia na Educação. "O evento foi pensado para disseminar o uso da tecnologia e incentivar os professores a fazer a capacitação", disse a professora Juliana Braga, coordenadora-adjunta da UAB.

Auditório A 112-0 recebeu a I Semana de Tecnologia na Educação

O evento combinou oficinas e um workshop para ensinar os professores a agregar a tecnologia às suas aulas. Para a professora Juliana, essa não é uma tarefa "trivial". "Nós não viemos dessa geração que tem mais intimidade com o uso da tecnologia. Daí a necessidade de fazermos a capacitação", explicou.

No primeiro dia de encontros, os professores foram apresentados às novas tecnologias. Eles tiveram contato com o Tidia, uma plataforma de aula via internet. "O objetivo era apresentá-los à ferramenta não apenas como repositório de aulas, mas sim associada a práticas pedagógicas", explicou Juliana. Houve ainda oficinas sobre objetos de aprendizagem e de webconferência. No workshop do último dia 14, os organizadores propuseram uma discussão sobre vídeo-aula, uma das ferramentas mais demandadas pelos docentes.

Para Juliana, o manejo da tecnologia na sala de aula depende dos objetivos do professor e do público que se quer atingir. No caso da UFABC, o ideal é a combinação de duas modalidades (presencial e a distância). Por outro lado, ela conta, há a experiência dos MOOCS (Massive Open Online Course), cursos nos quais as instituições de ensino disponibilizam seus cursos na web. "Como essa modalidade de aula destina-se a um estudante mais autônomo, um curso a distância atende às necessidades desses alunos", disse Juliana.

isemana_de_tecnologia_na_educacao

Auditório A 112-0 recebeu a I Semana de Tecnologia na Educação