Página inicial > Notícias > UFABC premia iniciativas inovadoras de estudantes, professores e empresas

UFABC premia iniciativas inovadoras de estudantes, professores e empresas

Publicado: Terça, 09 de Dezembro de 2014, 13h52

A UFABC escolheu o último dia 1º de dezembro para celebrar a inovação científica e tecnológica. A data marcou a realização da primeira edição do Prêmio UFABC de Inovação, evento idealizado pela Agência de Inovação da Universidade (InovaUFABC).

Nesta iniciativa, a Agência de Inovação premiou também as tecnologias depositadas até o momento na UFABC, por meio da confecção de certificados e troféus que foram entregues a todas as tecnologias depositadas pela Universidade.

"A Agência de Inovação, com esse prêmio, procura estabelecer um marco de discussão para difundir o papel da inovação na economia regional", explicou a professora Anapatrícia Morales Vilha, coordenadora da InovaUFABC.

Antes da cerimônia de premiação, a representante do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Lívia Rosseto, afirmou que eventos como esse expandem as oportunidades de inovação e auxiliam na formulação de políticas públicas. Ela cita como exemplo o PPA (Plano Plurianual) do Consórcio, "em que a prioridade é a implantação do programa de infraestrutura e inovação para o desenvolvimento econômico e tecnológico".

Eliana Bernardo da Silva, advogada da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, classifica como "da maior importância" a troca de ideias e experiências entre os setores produtivo e acadêmico. "Entram aí o conhecimento da Universidade e a mão-de-obra capacitada da empresa que, juntos com o conhecimento institucional da agência, podem resultar em grandes ações para a região", disse.

Confira os premiados:

Categoria Soluções Tecnológicas

1º  Lugar
José Alberto Domingues Rodrigues
Escola De Engenharia Mauá - Instituto Mauá De Tecnologia

Prof. Jeroen Schoenmaker
UFABC
Amplificador local de campos magnéticos variantes no tempo e seu uso

Fernando Malvezzi
Instituto Mauá De Tecnologia
Mecanismo ativo para suspensões veiculares

Categoria Inovação tecnológica

1º Lugar
Sidney Samitsu Da Silva
Kobel Software Ltda
Nicbrain - Inteligência para Segurança

Clovis Ananias da silva
STC Silicones
Compósito elastomérico de silicone termo-solvatocromico e sua aplicação na detecção de falhas por sobreaquecimento no aparato de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Nelis Evangelista Luiz
Stratexia Inovação
Torquímetro Digital Odontológico

09-12-14fernandoklausPuderam concorrer à premiação não só membros da comunidade universitária da UFABC, mas também professores e alunos de outras instituições de ensino da região do ABC, além de empresas.

09-12-14profanapatricia

Confira os premiados: