Página inicial > Notícias > Universidade premia estudantes em Desafio de Empreendedorismo

Universidade premia estudantes em Desafio de Empreendedorismo

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 16h00

Em sua terceira edição, o Desafio UFABC de Empreendedorismo visa incentivar projetos empreendedores com viés tecnológico e negócios inovadores.

A final do Desafio UFABC de Empreendedorismo, organizado pela Agência de Inovação da Universidade, ocorreu na tarde do dia 28 de junho, no Campus Santo André, e contou com a presença de dez grupos finalistas. A competição, que contribui para a difusão do empreendedorismo no contexto acadêmico e na estruturação de negócios inovadores, busca ir além da Universidade, ao reconhecer e premiar projetos gerados no âmbito da UFABC e das demais regiões do Estado de São Paulo.

Considerando a perspectiva e a importância da inovação e do empreendedorismo dentro da Universidade, o Desafio busca, também, estimular uma vocação intrínseca à Instituição: a geração de novas tecnologias, fomentando um empreendedorismo com um forte viés tecnológico.

Os grupos selecionados para a final tiverem de montar um stand, com o objetivo de expor seus modelos de negócios e eventuais protótipos para os avaliadores e o público em geral. Após esse primeiro contato, os participantes apresentaram suas propostas no modelo de pitch, forma de apresentação utilizada para despertar o interesse de investidores.

Ao final de cada pitch, a banca avaliadora, composta por atores do mundo empreendedor – empresários, investidores, incubadoras e aceleradoras –, esclareceu as principais dúvidas e apresentou ressalvas e ponderações sobre os projetos expostos. Os critérios de avaliação foram: o potencial de mercado do produto ou serviço, a inovação apresentada, a estruturação da ideia e o pitch (comunicação com o possível investidor).

Cada equipe, classificada de acordo com sua avaliação e rendimento, ganhou um troféu de participação. Os três primeiros lugares receberam prêmios especiais:

1º lugar: Vaga na Incubadora Tecnológica da UFABC (IT UFABC), premiação em dinheiro (R$ 2.500,00) e troféu.

2º lugar: Fast track  à IT UFABC (Auxílio para que o projeto possa ser incubado futuramente), premiação em dinheiro (R$ 1.500,00) e troféu.

3º lugar: Fast track à IT UFABC, mochila e troféu.

De acordo com a Coordenadora da Agência de Inovação, Profa. Dra. Anapatrícia Morales Vilha, o Desafio contribui para a percepção do empreendedorismo como uma via legítima de ação das universidades. “Buscamos promover e incentivar projetos empreendedores com viés mais tecnológico, uma vez que entendemos que a criação de oportunidades e o apoio a novos negócios nessa área são de grande importância para o meio acadêmico”, explica.

Clique aqui para conhecer os projetos vencedores: http://inovacao.ufabc.edu.br/images/Newsletter/Newsletter-junho2017.pdf)

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC