Página inicial > Notícias > UFABC recebe credenciamento para convênios com lei de informática

UFABC recebe credenciamento para convênios com lei de informática

Publicado: Sexta, 18 de Mai de 2012, 16h28
O Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) credenciou a UFABC para executar atividades de pesquisa e desenvolvimento de acordo com as normas estabelecidas na "lei de informática". A partir de agora, a Universidade pode receber investimentos de empresas interessadas em usufruir de benefícios fiscais, mediante convênios para trabalhos científicos em tecnologia da informação e comunicação. De acordo com a legislação atual, empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática e automação obtêm a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) se aplicarem parte seu faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento em centros ou institutos de pesquisa ou ensino credenciados. A UFABC agora é uma dessas instituições.

Segundo Klaus Capelle, Pró-Reitor de Pesquisa, a oficialização do credenciamento é resultado de um trabalho de quase dois anos junto ao CATI e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que contou com a participação de docentes do Centro de Matemática, Computação e Cognição, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e do Núcleo de Tecnologia da Informação na preparação da visita técnica dos avaliadores do CATI. A Pró-Reitoria de Pesquisa recomenda que os pesquisadores da UFABC usem o fato de termos recebido este credenciamento como incentivo na busca e na formalização de convênios com empresas do ramo de informação, comunicação e automatização.

18/05/2012