Página inicial > Notícias > UFABC recebe Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

UFABC recebe Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2013, 08h55

Até sexta-feira (8), a UFABC recebe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013. O evento tem caráter nacional e ocorre em muitas outras instituições espalhadas pelo país. Neste ano, o evento nacional ocorreu oficialmente entre dos dias 21 e 27 de outubro. Como essa data coincidiu com o recesso da Universidade, a UFABC optou por realizá-lo entre os dias 4 e 8 de novembro. A organização local ficou sob responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão.

Os temas deste ano são ciência, saúde e esporte. Segundo o site da semana, foram estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados aos temas.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle, que participou da abertura do evento na UFABC, a Semana de Ciência e Tecnologia combina características de pesquisa e de extensão. "É um momento em que a Universidade se abre para o mundo externo e faz um esforço de comunicação efetivo", disse.

Em relação aos temas deste ano, Klaus disse que a escolha se justifica por haver poucos temas tão interdisciplinares quanto a saúde. "Por outro lado, a escolha de esportes como tema é feliz pela iminência de grandes eventos esportivos no país", explicou.

O pró-reitor de Extensão, Francisco Comarú, por sua vez, disse acreditar que o momento é oportuno para a escolha do esporte como tema. "Tanto do ponto de vista do esporte de alto desempenho como do modo como será revertido para a sociedade (o investimento dos grandes eventos esportivos), o tema merece ser debatido", explicou o professor.

A semana conta com atividades de diferentes naturezas e formatos abordando a temática da saúde e do esporte: mesas redondas, conferências e palestras, feiras, oficinas e exposições nos câmpus de Santo André e São Bernardo do Campo da UFABC. Durante todos os dias da semana está agendada a exposição de anatomia "Simplesmente Humano".