Página inicial > Notícias > UFABC receberá personalidades consagradas para aulas inaugurais

UFABC receberá personalidades consagradas para aulas inaugurais

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2013, 14h58

Após a aula magna do professor Marcelo Knobel, da Unicamp, que marcou o ingresso dos novos alunos da graduação, os estudantes assistirão à aula inaugural dos seus respectivos cursos. A UFABC receberá personalidades consagradas em áreas de estudo que tenham relação com os cursos oferecidos na Universidade durante o mês de agosto. Confira abaixo a programação das aulas de alguns cursos.

Bacharelado e Licenciatura em Filosofia

Local: Auditório Bloco Beta – São Bernardo do Campo

Professor que ministrará a aula: Massimo Canevacci

Temática: Filosofia e Interdisciplinaridade

Minicurrículo do Professor:
Massimo Canevacci é filósofo e foi professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università degli Studidi Roma La Sapienza, na Itália. Seus estudos concentram-se nas áreas de etnografia, comunicação visual, arte e cultura digital. No Brasil, foi professor visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor visitante do IEA/ USP-SP, onde desenvolve estudos situados na interseção entre autorrepresentação; ubiquidade; fetichismo visual; e a teoria crítica e experimental, baseada na leitura de Theodor Adorno. Dentre as obras publicadas no Brasil estão "Antropologia do cinema" (1982), "A cidade polifônica: Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana", "A linha de pó: A cultura bororo entre tradição, mutação e auto-representação" (2012), "Fake in China.Viagem de superfície no país que está mudando o mundo", "Fetichismos visuais:corpos eróticos na metrópole comunicacional" (2008), entre outros.

Bacharelado em Ciências Econômicas

Local: Auditório – Bloco Beta – Câmpus São Bernardo do Campo
Professor que ministrará a aula: Prof. Dr. Luiz Carlos Bresser Pereira (FGV-SP)
Temática: O Capitalismo Desenvolvimentista e sua Alternativa Liberal

Minicurrículo do Professor:
Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Ex-ministro da Fazenda, da Administração e Reforma do Estado, e da Ciência e Tecnologia. Presidente do Centro de Economia Política e editor da Revista de Economia Política. É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em administração de empresas pela Michigan State University, doutor e livre docente em economia pela Universidade de São Paulo. É o autor de mais de cem artigos científicos e de mais de cinquenta capítulos de livros. Escreveu ou editou mais de quarenta livros nas áreas de Economia, Sociologia, Ciência Política e Administração Pública."

Bacharelado em Políticas Públicas

Local: Anfiteatro 003 – Bloco Beta – Câmpus São Bernardo do Campo
Professor que ministrará a aula: Prof. Dr. Fernando De Souza Coelho
Temática: O Campo de Públicas no Brasil: evolução, formação acadêmica e carreiras

Minicurrículo do Professor:
Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Atualmente é professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), na especialidade de Administração/Políticas Pública(s), atuando no Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas no Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Mestrado em Sistemas Complexos.