Página inicial > Notícias > Universidade adere a parceria com Governo de SP para inovação e pesquisa em tecnologias assistivas

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 15h29

A UFABC formalizou termo de colaboração com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em ações de inclusão e expansão do desenvolvimento de tecnologias assistivas. Com essa adesão, a Universidade passa a integrar um grupo de trabalho acadêmico que reúne a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participam também da iniciativa a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

universidade adere a parceria com governo de sp para inovacao e pesquisa em tecnologias assistivas thumb fotoAs colaborações buscam ampliar a produção e organização de dados estatísticos sobre a população com deficiência e incentivar a inovação e a criação científica no campo das tecnologias assistivas. Para Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, parcerias dessa natureza têm um profundo impacto social, pois desempenham um papel crucial na transformação social por meio da Educação. Ele destaca como diferencial do projeto paulista a união de forças de cientistas e pesquisadores de universidades estaduais e federais em prol de uma sociedade mais inclusiva.

A pró-reitora de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, Claudia Vieira, conta que o acordo com a Secretaria Estadual concilia pesquisa acadêmica com a possibilidade de acesso a recursos financeiros do Governo do Estado para projetos que tratam de acessibilidade. Segundo ela, a participação de outras universidades abre a perspectiva de formação de uma rede científica que permitirá a troca de conhecimento, descobertas e estudos, além da organização de eventos. A pró-reitora afirma que a integração ao grupo também amplia a perspectiva de formação de pesquisadores atentos ao modelo social da deficiência, com foco nas habilidades e potencialidades das pessoas e não concentrado em dificuldades e impedimentos.

A assinatura da parceria ocorreu no início de março em cerimônia que contou com a presença, além do secretário Marcos da Costa e da pró-reitora Claudia Vieira, do reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, e do assessor especial da Secretaria Estatual, Ignácio Poveda.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC