Página inicial > Notícias > Universidade anuncia novo serviço de gerenciamento de impressão

Universidade anuncia novo serviço de gerenciamento de impressão

Publicado: Segunda, 15 de Janeiro de 2024, 17h26

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Universidade Federal do ABC (UFABC), anuncia mudanças importantes na infraestrutura de impressão da instituição que entrarão em vigor a partir do início de 2024. As modificações estão alinhadas com os princípios e diretrizes estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Plano de Gestão de Logística Sustentável, refletindo o compromisso da UFABC em promover o desenvolvimento sustentável e o uso consciente de recursos.

A partir do próximo ano, uma empresa especializada será responsável por fornecer impressoras, suprimentos, manutenção e suporte técnico, bem como prestar todos os serviços necessários para o funcionamento do parque de impressão.

Histórico

Em fevereiro de 2022, o governo federal publicou a Portaria SGD/ME nº 844, que instituiu o modelo de contratação de serviços de outsourcing de impressão, no âmbito dos órgãos e das entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal, baseado em estudos técnicos e análise de cenários, considerando as boas práticas, a legislação e a jurisprudência pertinentes.

Após a realização de levantamento diagnóstico da demanda de impressão, diálogo com as diversas áreas da Universidade e com as equipes de TI de outras universidades federais e órgãos públicos que já adotam a solução, o NTI submeteu, em 2023, a indicação da migração do serviço de gerenciamento de impressão para uma empresa ao Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC), que emitiu parecer favorável.

Essa decisão tem suas justificativas fundamentadas em diversos fatores. O parque próprio de impressoras da UFABC está chegando ao final de sua vida útil, tornando-se dispendioso e desafiador mantê-lo em operação. Além disso, nos últimos anos, após realizar um levantamento diagnóstico, o NTI contabilizou uma redução significativa na demanda por impressões, aproximadamente 70% nos últimos três anos, devido à adoção massiva de tecnologias digitais, tais como processos eletrônicos e o uso de ferramentas virtuais.

Entre os benefícios significativos, essa nova solução permitirá uma melhor previsibilidade e controle dos gastos relacionados à impressão, liberando recursos para outros investimentos na instituição. A modernização dos equipamentos proporcionará, ainda, impressões de melhor qualidade e, em conjunto com a readequação no número de impressoras, de acordo com a demanda atual, contribuirá para a diminuição do consumo de papel e energia elétrica, reiterando o compromisso da Universidade com a sustentabilidade.

Veja no vídeo como funcionará o novo serviço de impressão da UFABC:

Implementação gradual

​​A implementação dessa solução ocorrerá gradualmente, garantindo uma transição segura e adequada à realidade da Universidade. Haverá uma equipe responsável para acompanhar o processo e atender a quaisquer dúvidas ou sugestões que possam surgir.

Nos próximos meses, ocorrerá uma reorganização das ilhas de impressão na UFABC, com ampla divulgação do mapa de distribuição dos novos locais, para que todos os usuários possam localizar a impressora mais próxima sem dificuldade.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) conta com a compreensão e colaboração de toda a comunidade universitária durante esse processo, que visa aprimorar nossos recursos e serviços, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável na UFABC.

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, o NTI UFABC permanece à disposição.