Página inicial > Notícias > Universidade começa a implantar novo sistema integrado de gestão

Universidade começa a implantar novo sistema integrado de gestão

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2015, 09h32

A UFABC deu, no último dia 25, o passo inicial para implantar o seu novo sistema institucional integrado de gestão. Dirigentes, técnicos administrativos, professores e membros da comunidade acadêmica interessados no aperfeiçoamento da administração de informações e procedimentos reuniram-se a fim de conhecer as etapas planejadas para o projeto de implantação e discutir os desafios a serem enfrentados.

O sistema escolhido para a empreitada é o SIG (Sistemas Institucionais Integrados de Gestão), desenvolvido pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Alda Maria Sanchez, representante da Propladi e coordenadora do Comitê Gestor de Implantação do sistema, classificou a reunião como o início de um processo de engajamento da comunidade no projeto. "Essa é a nossa primeira intervenção na comunidade para mostrar o SIG. Esperamos que, a partir de hoje, estejam todos bastante envolvidos", disse.

O Comitê Gestor de Implantação do SIG-UFABC conta com o apoio do Grupo Técnico de Desenvolvimento e do Grupo Consultivo. Enquanto o primeiro ficou sob responsabilidade do NTI, o segundo será composto por professores, alunos e seus grupos de pesquisa.

O fato de o SIG ser adotado em várias outras instituições federais de ensino é uma das vantagens do sistema, segundo a professora Denise Consonni, coordenadora do Grupo Consultivo. "Além de ser a autora do software, a UFRN também coordena um consórcio com mais de 20 universidades e nove órgãos federais, que já operam com esse sistema. Ao adotar o SIG, vamos fazer parte desse grande grupo e, com isso, qualquer melhoria feita no sistema por um desses parceiros pode ser compartilhada por todos", explicou.

O cronograma de execução do projeto apresenta atividades durante todo o ano de 2015 e o planejamento das etapas para 2016, 2017 e 2018. Ao final da implantação, segundo Alda, o trabalho dos servidores será facilitado. "Buscamos (com o SIG) a redução do retrabalho. Várias tarefas serão realizadas pelo próprio sistema. Como o SIG faz interligação com outros sistemas do governo, boa parte do trabalho será automatizada", afirmou.