Página inicial > Notícias > Universidade discute proposta de novo curso de ingresso

Universidade discute proposta de novo curso de ingresso

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2015, 14h04

Em 28 de julho, a Universidade Federal do ABC recebeu a comunidade acadêmica para discutir o projeto de um novo curso de ingresso: Licenciatura Interdisciplinar (LI). A proposta foi elaborada pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de profissionais do Magistério de Educação Básica da UFABC (COMFOR), encabeçado pelos professores Dr. Marcelo Zanotello e pela Dra. Virginia Cardia Cardoso.

Com a LI, a Universidade passaria a oferecer três formas de ingresso: a Licenciatura Interdisciplinar, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e do Bacharelado em Ciências e Humanidades. O projeto foi resultado de dois anos de trabalho e contou com a contribuição de cerca de 20 docentes da UFABC.

No modelo proposto, a LI contará com um conjunto comum de disciplinas e aulas obrigatórias a todos no primeiro quadrimestre, proporcionando uma formação didática e pedagógica geral. Em um segundo momento, após a formação inicial, o estudante poderá optar por um dos cursos de licenciaturas interdisciplinares: Licenciatura de Humanidades ou Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática. Terminado este ciclo, o universitário poderá seguir para uma das licenciaturas específicas, de acordo com o campo escolhido:

- Licenciatura de Humanidades: curso de Filosofia
- Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática: cursos de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas.

Reconhecer e lidar criticamente com os processos políticos, sensibilidade às desigualdades sociais e diversidades étnico-culturais, trabalhar questões comunitárias e viabilizar oportunidades de aprendizado, promover a reflexão e apropriar-se das novas tecnologias como ferramentas educativas são alguns dos objetivos esperados dos alunos que irão ingressar no novo curso.

A mobilidade pedagógica de aulas interdisciplinares, característica da UFABC, será mantida no LI. Segundo os coordenadores, o discente poderá migrar de cursos, como também cursar aulas de outras áreas. As vagas ofertadas atualmente nas licenciaturas do BC&T e BC&H (210) serão redistribuídas para o LI, permanecendo o número anual de ingressantes.

Segundo a professora Virginia, foi também pensado em um estudo de impacto tanto para a carga horária quanto em questões como infraestrutura e novas contratações. "Já temos um desenho das disciplinas e componentes curriculares, algumas das quais já existem nos cursos atuais, além de novas que precisariam ser criadas".

A proposta já foi aprovada pela COMFOR e também ganhou o apoio de alguns dirigentes da Universidade. Agora, o projeto será submetido ao edital do CONSUNI de propostas de novos cursos, e, se aprovado, será encaminhado ao MEC (Ministério da Educação) para que já seja incluída no SISU (Sistema de Seleção Unificada) de 2017.