Página inicial > Notícias > Universidade ingressa em rede nacional de nanotecnologia

Universidade ingressa em rede nacional de nanotecnologia

Publicado: Segunda, 27 de Mai de 2013, 10h13

A UFABC recentemente foi credenciada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para integrar o Sistema de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano), que congrega diversas instituições com atividades em nanotecnologia. Embora o SisNano ainda esteja em formação, já há a indicação do MCTI de que a participação da universidade cria a possibilidade de acesso prioritário a recursos para a aquisição de equipamentos institucionais, facilidades no contato com laboratórios industriais e governamentais e concessão de bolsas. O SisNano deve funcionar por meio de editais do MCTI e da criação de redes temáticas, como, por exemplo, na área de plásticos e borrachas, e contará, na UFABC, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa.

A candidatura bem-sucedida da UFABC ao ingresso no SisNano foi coordenada pelo professor Wendel Alves. Atualmente, a Universidade se prepara para interagir com outras instituições credenciadas e para coordenar a resposta institucional aos futuros editais. Para essa nova fase, a Pró-reitoria de Pesquisa nomeou como coordenador pro tempore do SisNano da UFABC o professor Fabio Furlan e como vice o professor Alexandre Lanfredi. A rede de plásticos e borrachas, cuja criação já foi anunciada pelo MCTI, terá como coordenadora pro tempore a professora Marcia Spinacé e como vice o professor Danilo Carastan.

A afiliação de pesquisadores ao SisNano na UFABC será por adesão, bastando ao interessado informar os respectivos coordenadores de seu interesse e solicitar a inclusão na lista de e-mails sobre o assunto. Para cada atividade e edital específico será feita uma divulgação separada para a comunidade acadêmica. A UFABC tratará o SisNano como um sistema aberto e auto-organizado de pesquisadores com interesses em comum, com o mínimo de exigências formais.

Outras informações no site do MCTI.

Outras informações no site do MCTI.

27/5/2013