Página inicial > Notícias > Universidade, MEC e Consórcio Intermunicipal se reúnem para debater pacto pela educação básica no ABC

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 11h43

foto reuniao consorcio ministro educacao basica abc ufabc

O reitor da UFABC, Dácio Matheus, e a pró-reitora de Graduação da Universidade, Fernanda Graziella Cardoso, participaram de reunião, no último dia 10, em que foi tratado, entre outros temas, o estabelecimento de um Pacto pela Educação Básica do ABC.

Na ocasião, estiveram presentes o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, José de Filippi Júnior. Além deles, também marcaram presença a coordenadora do GT Educação do Consórcio ABC e secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches, e o secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil Fonseca.

O consórcio tem apontado demandas urgentes e importantes que necessitam de apoio da UFABC na formação inicial e continuada de professores da educação básica, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental I. Essas demandas figuram no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) aprovado neste ano.

“Na reunião, colocamos o ministro Camilo Santana e o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, a par dessas ações e demandas e pedimos o apoio do MEC para seguirmos com as providências necessárias dentro dos regulamentos da UFABC”, afirmou o reitor Dácio.

Incluído no recém-aprovado Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC (PDI-2024-2033), o novo curso de Pedagogia foi um dos temas tratados durante a reunião. O documento indicou como diretriz que sejam considerados, prioritariamente, cursos nas grandes áreas do conhecimento ainda não contempladas pela UFABC: Linguagens e suas Tecnologias (Artes, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e Pedagogia.

Desse modo, o primeiro passo para a criação do curso de Pedagogia na UFABC será o lançamento de Edital pelo Conselho Universitário (Consuni) e a apresentação de proposta, que deve ser selecionada por uma banca e aprovada pelo Consuni. Depois, será nomeado um GT para a elaboração do Projeto Pedagógico do curso.

“Sendo o Edital aprovado e lançado ainda no primeiro semestre de 2024, a expectativa é de que o novo curso possa constar no ingresso de 2026”, disse a pró-reitora de Graduação, Fernanda Graziella Cardoso. "Considerando o contexto nacional preocupante de queda brusca no interesse e permanência nas licenciaturas, e de possível falta de professores para atuar na Educação Básica, a UFABC pode contribuir sobremaneira, e especialmente do ponto de vista regional, para o enfrentamento deste problema".

A professora acredita que o grupo de trabalho de educação básica do consórcio contribuirá para a reflexão, não apenas do curso de Pedagogia, mas de possíveis outros cursos de licenciatura. “Quanto ao MEC, seu incentivo e fomento são cruciais para tornar esse pacto viável e efetivo, pois, para ele, são necessários recursos e investimentos”, disse.

A reunião abordou ainda as obras nos campi, como o Bloco Tamanduatehy e o Bloco Cultural, em Santo André, e a consolidação do Campus São Bernardo.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC. Foto: Comunicação - Consórcio Intermunicipal Grande ABC.