Página inicial > Notícias > Universidade obtém aprovação para criar doutorado em filosofia

Universidade obtém aprovação para criar doutorado em filosofia

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 17h10

A UFABC estenderá, a partir do próximo ano, o programa de Pós-graduação em Filosofia para o doutorado. A aprovação do novo curso aconteceu em reunião técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC, professora Nathalie Bressiani, em breve ocorrerá a publicação do edital para o processo seletivo.

O nível stricto sensu em Filosofia da Universidade iniciou as atividades em 2015 na modalidade mestrado, concedendo 33 títulos até hoje. Atualmente, conta com 23 docentes permanentes e 47 alunos matriculados. O curso se apresenta como um espaço plural de formação de profissionais com capacidade analítica e crítica para refletir, de modo fundamentado, sobre questões que vão desde o papel da universidade, da educação, da ciência e da tecnologia até o sentido da democracia e da justiça, passando pelo estatuto do conhecimento e da razão.

A professora Nathalie ressalta que o programa atende também a uma importante demanda regional de formação qualificada de professores para escolas e universidades. Segundo ela, a criação do doutorado acadêmico em filosofia representa um passo importante para a consolidação do programa e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na UFABC nesse ramo do conhecimento.