Página inicial > Notícias > Universidade ocupa primeiras posições em ranking de produção científica

Universidade ocupa primeiras posições em ranking de produção científica

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2013, 14h52

A UFABC alcançou as primeiras posições entre instituições nacionais nos indicadores referentes à qualidade e impacto da sua produção científica no ranking Scimago 2013. No critério "impacto normalizado" (NI), que mede o quanto publicações são citadas acima do índice médio mundial, a Universidade atingiu o índice de 1,67, o que significa que artigos originados na UFABC recebem 67% mais citações do que a média global. Esse é o maior índice de uma universidade brasileira. A única instituição nacional à frente da UFABC nesse quesito é o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ou seja, um instituto de pesquisa.

Entre as universidades brasileiras, a UFABC também aparece no topo do ranking no critério Q1 (high quality publications), que mostra a porcentagem de artigos publicados nas mais conceituadas revistas de cada área do conhecimento, com o índice 55,87. Nessa categoria a Universidade ficou atrás apenas do CBPF e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No indicador Excellence, porcentagem de artigos que estão entre os 10% mais citados no mundo na respectiva área de conhecimento, a UFABC alcançou marca 20,31, o que a coloca na liderança absoluta das instituições nacionais que figuram no Scimago.

Na classificação conforme o volume da produção, a UFABC subiu da posição 1503 (2012) para 1345 na lista das quase 2000 universidades que constam do levantamento de 2013. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Klaus Capelle, o avanço da UFABC nessa classificação resulta basicamente do crescimento da UFABC, enquanto "as primeiras colocações nos diversos indicadores da qualidade e do impacto da produção refletem a competência e dedicação dos pesquisadores da Universidade".

O Ranking Scimago, produzido pela agência espanhola de cienciometria SCImago com base em uma metodologia desenvolvida pelo instituto sueco Karolinska e no banco de dados Scopus, é um dos rankings universitários mais respeitados e abrangentes.

Outras informações:  www.scimagoir.com

Outras informações:  www.scimagoir.com