Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Universidade sedia debates sobre gestão da sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Universidade sedia debates sobre gestão da sustentabilidade

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 11h15

Nos dias 5 e 6 de outubro de 2017, a Universidade sediou o I Workshop de ACV da UFABC: Visão Social, Ambiental e Econômica e o III Workshop de ACV-S, organizados pelo Núcleo de Revalorização de Resíduos (Revalores) com o apoio do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC. Com o objetivo de difundir o conceito de ACV e discutir a aplicação dessa técnica de gestão da sustentabilidade, os workshops propiciaram o diálogo e a troca de experiências entre representantes da academia, institutos de pesquisa, governo, indústria e terceiro setor – segundo os organizadores, participaram mais de 100 inscritos. 


A avaliação de sustentabilidade do ciclo de vida (ACV-S) contempla análises sob três aspectos: ambiental, econômico e social. Segundo o coordenador geral dos eventos, Prof. Dr. Derval dos Santos Rosa, “trata-se de uma poderosa ferramenta de avaliação que possibilita às empresas e instituições organizarem informações e dados sobre os processos produtivos, avaliando todos os potenciais impactos negativos e positivos associados às suas atividades, ao longo dos sucessivos estágios do ciclo de vida. Para tanto, são inventariados e avaliados os aspectos (ambientais, econômicos e sociais), ao longo dos estágios de extração e consumo de recursos materiais e energéticos, processamento, utilização, manutenção, logística envolvida e as diferentes formas de destinação final dos produtos e serviços, necessários para o atendimento de uma função desejada/requerida pela sociedade”. 

O foco do evento foi o estímulo à elaboração, consolidação e compartilhamento de inventários de ciclo de vida, visando à formação de competências técnicas e acadêmicas transdisciplinares. Para tanto, a programação continha mesas redondas e outras atividades relativas a: conceitos e perspectivas futuras da ACV; evolução do life cycle thinking no ambiente empresarial;  política de implementação, implantação e benefícios da ACV; apresentação geral sobre ACV-S; inventários de ciclo de vida; avaliação de impactos do ciclo de vida; e métodos de avaliação de impacto social e ambiental utilizados nas Ciências Sociais. Os eventos foram concluídos com uma dinâmica coletiva, wrap-up e a sinalização dos próximos passos da comunidade atuante no tema. 

A cerimônia de abertura contou com a participação do Prof. Dr. Annibal Hetem Jr., diretor do CECS, e do Prof. Dr. Derval dos Santos Rosa, coordenador geral dos workshops e do Núcleo Revalores. Em seus pronunciamentos, ambos enfatizaram a importância da realização de eventos a respeito dessa temática, em virtude de sua relevância não apenas acadêmica e científica, mas social, ambiental e econômica. 

Mais informações: site dos eventos. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página