Página inicial > Notícias > Universidade seleciona em mestrado autores de projetos para inovação

Universidade seleciona em mestrado autores de projetos para inovação

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 16h03

A UFABC abriu inscrições até 13 de outubro para o Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), que funciona como forma de acesso aos cursos de mestrado da Universidade e destina-se a autores de projetos desenvolvidos de forma colaborativa em instituições externas privadas ou públicas. O MAI contempla estudos focados em inovação para áreas como: novos materiais, aparelhos, equipamentos, técnicas, dispositivos, procedimentos, métodos, aplicativos e algoritmos. Os temas devem apresentar convergência com as atividades da empresa parceira e relevância para algum dos programas de mestrado da UFABC.

A estrutura do MAI divide-se em duas fases: na inicial, na condição de aluno especial, o participante desenvolve o estudo. Na segunda etapa, após o aceite para continuidade do projeto, o discente migra para a categoria de mestrando regular.

Os projetos devem ocorrer em empresas formalmente credenciadas na UFABC, com acompanhamento de um supervisor de inovação e respectivo substituto, obrigatoriamente funcionários da empresa vinculada.  Esses profissionais também precisam atuar em pesquisa, desenvolvimento ou inovação e em instalações próprias ou de terceiros em território brasileiro. Outra exigência é a vinculação do aluno a um orientador de mestrado da UFABC formalmente inscrito no MAI.

De acordo com o professor Demetrio Jackson dos Santos, coordenador do Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) e do MAI, essa modalidade de ingresso na pós-graduação segue o modelo do DAI, aproximando a atividade científica de soluções para temas específicos do setor produtivo. O MAI começa no UFABC como projeto piloto e com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a exemplo do que ocorreu na versão para o doutorado.

O coordenador conta que os bons resultados obtidos no DAI serviram como referência para que o lançamento desse formato de ingresso no mestrado também ocorresse na UFABC. Ele conta que, apesar da recente história — o primeiro processo seletivo aconteceu em 2014 —, o DAI tem alunos oriundos de universidade de todo o estado, formou oito doutores e viabilizou a cinco bolsistas a realização de doutorado sanduíche no exterior.

O processo seletivo do MAI ocorrerá por meio de análise e avaliação de histórico escolar de graduação, de currículo e entrevista. Inicialmente, a Universidade oferecerá dez vagas na etapa de elaboração do projeto. As atividades tem previsão para início no primeiro quadrimestre de 2020.

Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.