Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Universidade seleciona em mestrado autores de projetos para inovação
Início do conteúdo da página

Universidade seleciona em mestrado autores de projetos para inovação

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 16h03

A UFABC abriu inscrições até 13 de outubro para o Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), que funciona como forma de acesso aos cursos de mestrado da Universidade e destina-se a autores de projetos desenvolvidos de forma colaborativa em instituições externas privadas ou públicas. O MAI contempla estudos focados em inovação para áreas como: novos materiais, aparelhos, equipamentos, técnicas, dispositivos, procedimentos, métodos, aplicativos e algoritmos. Os temas devem apresentar convergência com as atividades da empresa parceira e relevância para algum dos programas de mestrado da UFABC.

A estrutura do MAI divide-se em duas fases: na inicial, na condição de aluno especial, o participante desenvolve o estudo. Na segunda etapa, após o aceite para continuidade do projeto, o discente migra para a categoria de mestrando regular.

Os projetos devem ocorrer em empresas formalmente credenciadas na UFABC, com acompanhamento de um supervisor de inovação e respectivo substituto, obrigatoriamente funcionários da empresa vinculada.  Esses profissionais também precisam atuar em pesquisa, desenvolvimento ou inovação e em instalações próprias ou de terceiros em território brasileiro. Outra exigência é a vinculação do aluno a um orientador de mestrado da UFABC formalmente inscrito no MAI.

De acordo com o professor Demetrio Jackson dos Santos, coordenador do Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) e do MAI, essa modalidade de ingresso na pós-graduação segue o modelo do DAI, aproximando a atividade científica de soluções para temas específicos do setor produtivo. O MAI começa no UFABC como projeto piloto e com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a exemplo do que ocorreu na versão para o doutorado.

O coordenador conta que os bons resultados obtidos no DAI serviram como referência para que o lançamento desse formato de ingresso no mestrado também ocorresse na UFABC. Ele conta que, apesar da recente história — o primeiro processo seletivo aconteceu em 2014 —, o DAI tem alunos oriundos de universidade de todo o estado, formou oito doutores e viabilizou a cinco bolsistas a realização de doutorado sanduíche no exterior.

O processo seletivo do MAI ocorrerá por meio de análise e avaliação de histórico escolar de graduação, de currículo e entrevista. Inicialmente, a Universidade oferecerá dez vagas na etapa de elaboração do projeto. As atividades tem previsão para início no primeiro quadrimestre de 2020.

Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página