Página inicial > Notícias > Universidade terá pós-graduação em Biodiversidade

Universidade terá pós-graduação em Biodiversidade

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2013, 14h08

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou no final de fevereiro a criação do curso de Pós-graduação em Evolução e Diversidade da UFABC (níveis mestrado e doutorado) com conceito 4. O processo seletivo para a primeira turma será realizado em julho, com início das aulas previsto para o terceiro quadrimestre de 2013. O programa será dedicado a alunos egressos dos bacharelados interdisciplinares da UFABC e de bacharelados e licenciaturas em Ciências Biológicas e áreas afins (Agronomia, Ecologia, Ciências Ambientais, Geografia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental) da própria Universidade e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

O objetivo do curso será desenvolver e aperfeiçoar recursos humanos em diferentes áreas relacionadas com a evolução e diversidade biológica. Uma das características que distingue esse novo programa da quase totalidade dos similares no Brasil é formação de profissionais que atuem na intersecção de disciplinas como Ecologia, Botânica, Zoologia, Evolução, Genética e Conservação. Os estudantes serão estimulados a desenvolver pesquisa original sobre diferentes aspectos da diversidade biológica em vários níveis de organização e de maneira integrativa, com conhecimentos sólidos na estrutura conceitual da biologia evolutiva.

O curso se estrutura em duas linhas de pesquisa: (1) "Sistemática e Biogeografia", que estuda as relações evolutivas entre os grupos de organismos e os seus padrões de distribuição espacial, e (2) "Ecologia e Conservação", que aborda as relações ecológicas entre os organismos e entre eles e o ambiente, e a aplicação desse conhecimento à conservação da biodiversidade.

Outras informações podem ser solicitadas aos coordenadores do curso, Eduardo Leite Borba e Guilherme Cunha Ribeiro (pos.evodivarrobaufabc.edu.br).