Página inicial > Notícias > Vice-Reitor da UFABC visita alunos participantes do Programa Ciência sem Fronteiras no Colorado (USA)

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2012, 11h50
No dia 20 de julho de 2012, o Vice-Reitor da UFABC, Gustavo Martini Dalpian, esteve nos Estados Unidos e visitou os alunos de graduação da UFABC residentes na cidade de Boulder, no Colorado, que participam do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).  Há quatro alunos da UFABC nessa cidade: Denis Bizotto Trinconi, Lucas Kawahisa Piquini, Peirol Gomes e Raisha Neto dos Santos.

Após participar do simpósio Nanomaterials: Theory and Computation, realizado na cidade de Telluride, CO, o professor Dalpian aproveitou a viagem para visitar os referidos alunos. Segundo a aluna Raisha, a visita do Vice-Reitor "demonstrou a preocupação que a UFABC tem com seus alunos".

Em relação à experiência proporcionada pelo CsF, o entusiasmo foi unânime. "A experiência do CsF é incomparável com qualquer outra que já tive na vida. A oportunidade de podermos viver em outro país por um ano e recebermos um ensino de ponta me faz sentir orgulhoso de todo o esforço e dedicação necessários para que isso fosse possível", descreveu o aluno Lucas. A aluna Raisha acrescentou que o programa é "uma oportunidade única que permite aos alunos um crescimento tanto acadêmico e profissional quanto pessoal, pois o individuo torna-se mais independente, seguro e experiente". O aluno Denis, por fim, espera que "muitos outros alunos sejam contemplados com essa bolsa, pois é uma experiência ímpar em nossas vidas e que tem muito a adicionar".

17-08-12_dalpian

Países como Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Austrália, Itália, Inglaterra e França são os principais destinos dos estudantes da UFABC. É o caso de Vivian Amorim, aluna do curso de Engenharia de Gestão, que passará um ano na Universidade de Waterloo, no Canadá. Durante o intercâmbio, ela terá aulas de inglês e de matérias relacionadas ao curso, além de realizar estágio em empresas locais.

Para Vivian, a oportunidade de estudar no exterior contribui na proficiência do idioma local e aprimora a experiência profissional. "Com o estágio, vou estar mais preparada para trabalhar no Brasil e praticar mais o inglês. Também acho importante a convivência com estrangeiros e com a cultura canadense".

Raisha, estudante de Engenharia de Energia, participa de aulas relacionadas ao curso, a negócios, ciências e artes em geral. Atualmente, auxilia um professor responsável por projeto de pesquisa na universidade americana. A aluna acredita que o programa CsF proporciona experiências que vão além das atividades acadêmicas. "O intercâmbio me permite não apenas ter aulas relacionadas ao meu curso no exterior, como também aprender mais sobre a cultura de outros lugares, viajar pelo país e fazer novos contatos".

De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais da UFABC, atualmente mais de 130 alunos da Universidade participam do CsF, uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, que objetiva promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Segundo o Vice-Reitor, a UFABC pretende ampliar ainda mais o número de alunos em estágio no exterior: "A experiência internacional é um diferencial importante no currículo de qualquer profissional."