Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação Científica > Destaques > Estudo da UFABC traz inovação em cardiologia
Início do conteúdo da página

Estudo da UFABC traz inovação em cardiologia

Pesquisadores da UFABC e da UFRJ demonstram o papel de uma molécula inflamatória na indução de arritmias cardíacas associadas à lesão renal 


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbi/mortalidade em todo o mundo. Trata-se de uma classe de doenças que afetam o coração, os vasos sanguíneos e a vascularização do cérebro. 

Alterações cardíacas em quadros patológicos, gerados a partir de moléculas inflamatórias sistêmicas, são alvos de estudos e requerem um entendimento mais profundo para o direcionamento de terapias e estratégias de tratamento. A insuficiência renal e a doença renal crônica, por exemplo, são caracterizadas por um quadro inflamatório sistêmico, que pode atingir o tecido cardíaco e levar a uma série de alterações. 

O grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Marcela Sorelli Carneiro Ramos, do Laboratório de Imunologia Cardiovascular (UFABC), em parceria com o Laboratório de Cardioimunologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ), sob a coordenação do Prof. Dr. Emiliano Medei, demonstrou que a citocina IL-1 (molécula inflamatória) desempenha um papel-chave no desenvolvimento das arritmias cardíacas induzidas pela lesão renal. São resultados considerados inovadores, uma vez que permitem a projeção de terapias utilizando bloqueadores ou antagonistas dessa citocina, a fim de melhorar o quadro clínico de pacientes com doenças renais, protegendo-os de danos cardíacos. 

O estudo levou aproximadamente três anos e contou com o apoio financeiro da FAPESP, FAPERJ e CAPES (PROCAD). O trabalho foi publicado no Journal of Molecular and Cellular Cardiology, periódico de alto impacto (Qualis A) na área de pesquisa básica em cardiologia, e destacado na capa da edição de junho/2019 da revista. 


divulgacao cientifica 02 07 2019 iii
Capa da edição de junho/2019 do Journal of Molecular and Cellular Cardiology e Profa. Dra. Marcela Sorelli Carneiro Ramos (UFABC)


Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Destaques
Fim do conteúdo da página