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Página inicial > Divulgação Científica > PesquisABC > Edição nº 36 - Dezembro de 2023 > Educação Alimentar Sustentável no Espaço Escolar: em busca da eliminação do desperdício de alimentos sob uma perspectiva de Ciência Cidadã
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Educação Alimentar Sustentável no Espaço Escolar: em busca da eliminação do desperdício de alimentos sob uma perspectiva de Ciência Cidadã

Profª.  Jussara Almeida Bezerra (PPG-ENS – UFABC)

Profª. Drª. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes (CCNH – UFABC)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - ORCID https://orcid.org/0009-0005-8737-2994

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - ORCID https://orcid.org/0000-0001-6213-8871

 

Resumo: A ciência cidadã consiste na participação pública e cidadã na produção de conhecimentos científicos. A pesquisa objetivou avaliar aprendizagens de estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental acerca da eliminação do desperdício de alimentos, a partir de uma sequência didática baseada nos pressupostos da ciência cidadã com oito etapas: 1) pesagem dos alimentos descartados; 2) aplicação de questionário para verificar a percepção inicial sobre o assunto; 3) apresentação dos dados coletados e levantamento da problemática; 4) participação em aulas sobre temas: consumo sustentável, saúde planetária, alimentar sustentável, ODS´s, etc; 5) sistematização e análise dos dados de pesagem, calculando o desperdício de recursos naturais; 6) divulgação de dados em plataforma de Ciência Cidadã e deliberação sobre novos comportamentos pró-ambientais; 7) pesagem final; 8) aplicação de questionário final. A pesagem de alimentos inicial e final evidenciou redução do desperdício de alimentos. A análise do conteúdo das respostas aos questionários evidenciaram a ocorrência de aprendizagem dos conteúdos abordados durante as atividades teóricas e práticas e os avanços da argumentação científica dos estudantes. A participação ativa, subsidiada pela Ciência Cidadã, facilitou a aprendizagem de saberes e atitudes com argumentação com embasamento científico.

Palavras-chave:  ciência cidadã, desperdício de alimentos, ensino por investigação, saúde planetária.

Abstract: Citizen science consists of public and citizen participation in the production of scientific knowledge. The research aimed to evaluate the learning of 5th year elementary school students about eliminating food waste, based on a didactic sequence based on the assumptions of citizen science with eight steps: 1) weighing discarded food; 2) application of a questionnaire to verify the initial perception on the subject; 3) presentation of the collected data and survey of the problem; 4) participation in classes on topics: sustainable consumption, planetary health, sustainable food, SDGs, etc; 5) systematization and analysis of weighing data, calculating the waste of natural resources; 6) dissemination of data on a Citizen Science platform and deliberation on new pro-environmental behaviors; 7) final weighing; 8) application of final questionnaire. The initial and final weighing of food showed a reduction in food waste. The analysis of the content of the answers to the questionnaires showed the occurrence of learning of the contents covered during theoretical and practical activities and the advances in the students' scientific argumentation. Active participation, subsidized by Citizen Science, facilitated the learning of knowledge and attitudes with scientifically based arguments.

Keywords: citizen science, food waste, inquiry-based teaching, planetary health.

Introdução

No dia 17 de outubro de 2023, ocorreu a 13º edição do Prêmio Josué de Castro, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), que tem como objetivo premiar pesquisas e iniciativas de combate e erradicação da fome e promoção da segurança alimentar e nutricional sustentável.

Nesta edição, o trabalho intitulado “Educação Alimentar no Espaço Escolar e a Eliminação do Desperdício de Alimentos”, da Universidade Federal do ABC, conquistou o 1º lugar na categoria “Melhor Pesquisa Científica” (Figura 1), de minha autoria, discente de mestrado Jussara Almeida Bezerra, orientada pela Profª Dra. Natália Pirani Ghilardi-Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, da Universidade Federal do ABC. A pesquisa tem sido realizada durante o meu curso de mestrado, vinculada ao PEHCM - Programa de Ensino e História da Ciência e da Matemática.

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Figura 1. (a) Premiação da pesquisa “Educação Alimentar no Espaço Escolar e a Eliminação do Desperdício de Alimentos", no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SP e (b) Apresentação da pesquisa vencedora aos convidados da cerimônia.

A pesquisa premiada

O desperdício de alimentos é uma questão de preocupação internacional para formuladores de políticas públicas, profissionais e pesquisadores em diversas áreas acadêmicas nos últimos anos. Anualmente, o Brasil desperdiça aproximadamente um terço dos alimentos que produz, sendo o país em que há o maior índice de desperdício.

O consumo consciente, que visa minimizar desperdícios, pode contribuir para a conservação ambiental sob a perspectiva da sustentabilidade, para a segurança alimentar, especificamente na erradicação da fome, além de promover a saúde planetária, que segundo Veiga (2020) é um conceito que abrange a conquista de padrões altos de saúde, bem-estar e equidade dos humanos em harmonia com os sistemas naturais dos quais depende. Nesse sentido, a escola tem um importante papel para a compreensão da questão do desperdício e para o desenvolvimento de comportamentos pró-ambientais.

Neste contexto, insere-se a Ciência Cidadã, por se tratar de um processo que envolve a parceria entre cientistas e pessoas interessadas em fazer ciência (Bonney et al., 2009). No caso, os parceiros podem ser escolas e os estudantes podem colaborar com a coleta ativa de informações científicas sobre o desperdício de alimentos nos espaços escolares. Ao contribuírem com a ciência, estes estudantes são expostos a um processo de formação científica para o exercício da cidadania (Figura 2).

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Figura 2. Alimentação Escolar Sustentável e suas interfaces com a Ciência Cidadã.

A pesquisa premiada baseou-se na aplicação de uma sequência didática de ensino por investigação (SEI), conforme proposta abordada por Sasseron e Carvalho (2008) para o ensino de ciências, utilizando os pressupostos da Ciência Cidadã (Figura 3) e objetivou que os estudantes:

i) compreendessem o fenômeno do desperdício de alimentos por meio de conhecimento científico, proporcionando mudanças de comportamento e o desenvolvimento da argumentação em prol da sustentabilidade, segurança alimentar e saúde planetária; 

ii) adotassem hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis a partir da investigação, sensibilização e conscientização sobre a problemática do desperdício de alimentos e de seu impacto para a cadeia da sustentabilidade, contribuindo conscientemente para a erradicação da fome no planeta, que é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. No caso, o ODS 2 busca acabar com a fome extrema e a desnutrição global.

A sequência didática de Ensino por Investigação e Ciência Cidadã

Para isso, a SEI foi aplicada para 147 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de 10 escolas públicas de diferentes regiões do município de São Bernardo do Campo (SP), com a temática “desperdício de alimentos” e foi composta de 8 etapas, que consistiram basicamente em:

1. Pesagem, por um grupo pequeno de estudantes, dos alimentos desperdiçados pela turma por um período de cinco dias;

2. Aplicação aos estudantes, pelo docente da turma, de um questionário diagnóstico inicial;

3. Apresentação dos dados da fase um a todos os estudantes da turma, seguida de levantamento e discussão da problemática do desperdício de alimentos;

4. Aulas teóricas sobre desperdício de alimentos, sustentabilidade, consumo consciente, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs), entre outros (Figura 4);

5. Sistematização e análise dos dados decorrentes da pesagem de alimentos, envolvendo cálculos sobre os recursos naturais desperdiçados;

6. Aprofundamentos teóricos e divulgação de dados na plataforma de Ciência Cidadã Anecdata (Figura 3).

7. Nova pesagem para verificar a ocorrência do desperdício, após a participação na SEI (Figura 4);

8. Aplicação do questionário final, em que buscou-se verificar possíveis mudanças de concepções dos estudantes.

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Figura 3. (a) Trabalho realizado com os estudantes sobre a importância das Plataformas em Ciência Cidadã  e (b) Tela do Anecdata, apresentando o projeto “Desperdício de alimentos na escola”. Disponível em: https://www.anecdata.org/projects/view/1125 . Acesso em: 20 out. 2023.

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Figura 4. Desenvolvimento do projeto de pesquisa (desenvolvimento das aulas teóricas) em escolas da rede municipal de São Bernardo do Campo; Pesagem final, demonstrando a eliminação do desperdício de alimentos em uma das escolas pesquisadas.

Como os resultados do trabalho foram analisados?

A SEI proporcionou que os estudantes entrassem em contato com a problemática em questão, com coleta de dados, levantamento de hipóteses, análise de dados coletados, teste de hipóteses e aplicação dos saberes científicos construídos.

Os dados da pesquisa foram coletados durante o desenvolvimento da sequência didática e analisados com vistas a verificar as aprendizagens almejadas a partir da Ciência Cidadã (Figura 5), tendo em vista os indicadores de aprendizagem e avaliação estabelecidos por Phillips et al. (2018): Comportamento, Habilidade de observação, Conhecimento científico, Sensibilização, Conhecimento da Natureza da Ciência, Percepção de Autoeficácia, Comportamento e gestão, Motivação por ciência e por meio ambiente. A análise dos dados ocorreu de forma: 

a) quantitativa: comparação dos valores de pesagem inicial e final dos alimentos; 

b) qualitativa: análise de conteúdo das respostas dos estudantes, numa perspectiva comparativa, expressas nos questionários inicial e final, levando ao entendimento do processo de construção da argumentação científica por meio do processo de participação ativa e investigativa proporcionada pela Ciência Cidadã.

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Figura 5:  Etapas da sequência de ensino por investigação, contendo as etapas de aplicação de protocolo de Ciência Cidadã de pesagem e análise de dados do desperdício de alimentos pelos estudantes. Fonte: a autora (2022)

Resultados obtidos

Os resultados demonstraram uma: 

a) redução de 70,4% no desperdício de alimentos e aumento na média diária de alunos que se alimentam na escola em 50% das instituições após a sequência didática; 

b) 70% das escolas avaliadas apresentaram redução de mais de 50% do desperdício inicial; 

c) A quantidade média de desperdício de alimentos por aluno reduziu após a participação na sequência didática (de 127,3 g / aluno para 33,2 g / aluno); 

d) uma escola conseguiu erradicar totalmente o desperdício de alimentos; 

e) no final da sequência didática, por volta de 90% dos estudantes ainda percebem que há desperdício de alimentos, mesmo com a redução, possivelmente demonstrando o entendimento que o desperdício deve ser eliminado; 

f) o desperdício é percebido por 85% dos estudantes ao término da sequência didática como um fenômeno que passa pelo comportamento perante ao ato de se servir (excesso de comida e preferências alimentares), sendo que inicialmente atribuíam em grande parte ao fato de não gostarem da comida; 

g) após a participação na sequência, percebe-se que a percepção sobre o impacto do desperdício de alimentos ao meio ambiente se modifica (inicialmente 8 estudantes percebem que o desperdício de alimentos causa problemas ao meio ambiente, e ao final da sequência didática, este número sobe para 23), dentre outros pontos elencados, tais como pessoas em situação de fome (53 estudantes); 

h) após a participação na sequência didática, é possível perceber que os sentimentos predominantes como tristeza e raiva diminuíram de 58% para 49%, havendo aumento da percepção do fenômeno do desperdício em si associado ao sentimento de dó (de 32% para 45%), produto possivelmente do entendimento de que o ato do desperdício em si pode ser evitado; 

i) após a participação na sequência didática, percebe-se que houve um aumento (quase o dobro) de estudantes que citaram apenas palavras associadas ao meio ambiente ao analisarem os impactos do desperdício ao meio ambiente ao responderem a pergunta “Quando NÃO desperdiçamos alimentos, estamos cuidando do quê? Escreva três palavras que representem esse cuidado”.

Quais as conclusões do trabalho?

A partir dos resultados obtidos, pode-se considerar que a Ciência Cidadã promoveu uma aprendizagem experiencial, contribuindo para a redução do desperdício de alimentos no espaço escolar e, consequentemente, para a saúde planetária, proporcionando aos estudantes a ampliação de saberes científicos e habilidades. Os estudantes adotaram atitudes em prol da erradicação do desperdício de alimentos e demonstraram por meio de suas argumentações novas abordagens sobre os impactos desfavoráveis do desperdício ao meio ambiente e ao cenário de insegurança alimentar, sobretudo da fome. Essa mudança de percepção pode ser percebida na mudança de argumentação com embasamento científico dos seguintes estudantes:

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Tabela 1: Comparativo das respostas apresentadas pelos estudantes durante a aplicação do questionário inicial e final, demonstrando a construção da argumentação com embasamento científico após a participação da SEI. Fonte: a autora (2023)

Referências

Bonney, R., Cooper, C. B., Dickinson, J., Kelling, S., Phillips, T., Rosenberg, K. V., & Shirk, J. (2009). Citizen science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy. BioScience, 59(11), 977-984.

Phillips, T., Porticella, N., Constas, M., & Bonney, R. (2018). A framework for articulating and measuring individual learning outcomes from participation in citizen science. Citizen Science: Theory and Practice, 3(2).

Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, 13(3), 333-352.

VEIGA, J. E. D. (2020). Saúde e sustentabilidade. Estudos avançados, 34, 303-310.

Registrado em: Edição nº 36 - Dezembro de 2023
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