Página inicial > Notícias > Câmpus São Bernardo recebe IV Simpósio de Pesquisa do Grande ABC

Câmpus São Bernardo recebe IV Simpósio de Pesquisa do Grande ABC

Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2014, 13h47

O Câmpus São Bernardo da UFABC recebeu nesta quinta-feira (30) o IV Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo apresentar o que é produzido nas diversas IES (instituições de ensino superior) da região e promover parcerias.

Na sessão de abertura, o reitor da Universidade, Klaus Capelle, ressaltou em seu discurso a importância do ensino na elaboração de pesquisas. "Nós não podemos olhar a pesquisa como uma atividade isolada das outras atividades acadêmicas, do ensino e da extensão. Esse, de fato, apesar de ser um simpósio da pesquisa, tem uma ligação muito íntima com o ensino".

Segundo Capelle, o Simpósio também é fundamental no desenvolvimento de ações conjuntas. "Pesquisa se faz em parceria, e nós queremos fazê-las aqui na região. É importante para nós trazermos outras instituições para o nosso câmpus, mostrar um panorama das pesquisas que fazemos, e conhecer as que são feitas nas instituições parceiras".

A pró-reitora adjunta de pesquisa da UFABC, Marcela Sorelli Carneiro Ramos, destacou a força do evento, que é uma iniciativa de sete IES da região, para a divulgação científica. "As instituições, por meio das Pró-Reitorias de Pesquisa, já têm alinhado esforços para a realização de eventos científicos conjuntos com o intuito de estimular interações científicas na região do Grande ABC. A proposta do Simpósio de Pesquisa do Grande ABC é fortalecer a divulgação das pesquisas realizadas pelas sete IES e que hoje, se configura o maior evento de divulgação científica da região do Grande ABC".

O IV Simpósio de Pesquisa do Grande ABC foi organizado pelo Centro Universitário da FEI, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário Fundação Santo André, Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Federal do ABC, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul.