Página inicial > Notícias > Moção do Conselho Universitário manifesta apoio à reestruturação de Carreira e Reajuste Salarial de Técnicas e Técnicos administrativos em Educação (TAEs)

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 16h40

Na última terça-feira, 26 de março, o Conselho Universitário da UFABC (ConsUni) aprovou, por unanimidade, a Moção que apoia a reestruturação de Carreira e Reajuste Salarial de Técnicas e Técnicos administrativos em Educação (TAEs).

O texto de apoio às pautas da categoria reitera o cenário de perda salariais expressivas percebidas nos últimos anos pela categoria, que já chegam a 40% , também reforça que "a precarização da carreira impacta diretamente o funcionamento das IFES" , além de destacar o papel fundamental que estes(as) trabalhadores(as) técnico-administrativos em Educação (TAE) exercem para garantir qualidade e gratuidade ao ensino superior público brasileiro.

No referido documento, conselheiras e conselheiros da UFABC manifestaram que "o ConsUni da UFABC expressa apoio à recomposição salarial e reestruturação da carreira dos servidores e servidoras TAE, pois entende que a valorização dessa carreira é diretamente proporcional à valorização do serviço público prestado à população, em especial no Ensino Superior Federal, e solicita que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) aja com celeridade sobre as demandas trazidas pelas entidades sindicais".

A publicação da referida moção ocorre no contexto de mobilização nacional da categoria de TAEs, por meio de paralisações e deflagrações de greve em diversas regiões do país, que busca recomposição salarial e reestruturação da carreira. Na UFABC, a greve da categoria foi iniciada em 14 de março de 2024. O texto da Moção, na íntegra, pode ser lido no Boletim de Serviços, publicado em 2 de abril de 2024.

Reitoria da UFABC envia ofício ao MGI em apoio às pautas da categoria de TAEs

No último 21 de março, a Reitoria da UFABC enviou ofício direcionado à Ministra Esther Dweck, do MGI, reiterando o apoio da gestão da Universidade às pautas manifestadas pela categoria de TAEs e expressando votos de manutenção de diálogos do governo com a categoria para que sejam atendidas, com máxima brevidade, as necessidades da categoria. No ofício, a Reitoria indica que "entendemos que essa medida, além de abreviar a greve atualmente em curso, permitirá também o avanço necessário tanto à qualidade laboral das servidoras e servidores, quanto ao desenvolvimento das instituições." Clique aqui e veja o ofício na íntegra.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC