Página inicial > Notícias > UFABC oferece capacitação para as Coordenações de Curso

UFABC oferece capacitação para as Coordenações de Curso

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h28

A ação de formação proporcionada pela Universidade tem como objetivo prover informações sobre os principais instrumentos normativos, possibilitando que as Coordenações de Curso tenham uma visão mais abrangente de todas as etapas que compõem a educação superior. As aulas tiveram início em 29 de fevereiro e ocorrem até dia 02 de maio, no Campus Santo André da UFABC.

O planejamento da ação foi coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com as Direções dos Centros, e contou com o apoio e suporte da Superintendência de Gestão de Pessoas. Foram ofertadas 60 vagas para as Coordenações dos cursos de graduação (titulares e vices) e para servidores envolvidos com atividades acadêmicas relacionadas à graduação, mas, por conta da procura, as vagas foram expandidas, totalizando cerca de 80 inscritos(as) nesta edição.

ufabc oferece capacitacao para as coordenacoes de curso foto juliana liemi porto yamamoto sugepe

Uma das aulas da formação. Foto: Juliana Liemi Porto Yamamoto - servidora da SUGEPE.

Fernanda Cardoso, Pró-Reitora de Graduação, lembra que “as coordenações de curso desempenham papel fundamental para uma adequada gestão da graduação, e são a interface de comunicação mais direta com discentes e docentes”. Sobre os desafios da formação, ressalta que “o curso tem como principal objetivo contribuir para a preparação das coordenações para enfrentar os desafios rotineiros e para fornecer instrumentos para uma gestão pedagógica mais estratégica; espera-se, com isso, também contribuir para o incremento da qualidade da trajetória formativa dos(as) discentes”.

As aulas abordarão temas relacionados à atuação e desempenho das Coordenações de Curso, de forma a contribuir para as boas práticas das coordenações, por meio da explicação de processos e fluxos, dos normativos vigentes, e da compreensão das particularidades do projeto pedagógico institucional da UFABC.

Para o Superintendente de Gestão de Pessoas, Diogo Rocha, "Estas ações beneficiam os(as) servidores(as), mas também fortalecem a UFABC como um todo, contribuindo para um ambiente acadêmico inovador e de troca de experiências". Diogo pontua que a Superintendência tem buscado aproximar-se, cada vez mais, das outras áreas da UFABC para incentivar ações de desenvolvimento e destaca que “É mais enriquecedor ainda quando conseguimos unir servidores docentes e servidores técnicos administrativos numa construção em conjunto, como esta ação em curso".

Do ponto de vista das Coordenações, o professor Marcos Pó, Diretor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, reforça a fundamental importância dos servidores que trabalham nessas instâncias para a viabilização da operação da UFABC e afirma que “essa capacitação é um primeiro passo para valorizar e melhorar as condições de trabalho das coordenadoras e coordenadores”. Marcos ressalta que com maior conhecimento sobre as normas do ensino superior e da própria UFABC, assim como dos instrumentos disponíveis para avaliação, as coordenações de curso terão mais condições de atuar estrategicamente e desenvolver ações em prol da qualidade dos cursos da Universidade.