Página inicial > Notícias > UFABC se destaca como a 2ª melhor universidade do Brasil em internacionalização, revela Ranking Universitário Folha

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 08h46

O ranking da Folha de S.Paulo evidencia o bom desempenho da Universidade na esfera internacional e na pesquisa científica.

A Universidade Federal do ABC foi classificada como a 2ª melhor universidade do país em internacionalização, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado hoje, 13 de novembro, com todas as 203 universidades do país. Na classificação geral, a UFABC aparece como a 39ª melhor instituição do país e a 27ª entre as universidades públicas federais.

O RUF é projetado para oferecer uma visão abrangente da qualidade das universidades brasileiras, levando em consideração os indicadores de ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. No indicador de internacionalização, no qual a UFABC teve um desempenho de excelência, considerou-se a média das citações internacionais dos artigos de docentes e a média das publicações em coautoria internacional com base nos dados do Web of Science de 2016 a 2020 e de 2021, respectivamente.

Na pesquisa, o indicador de maior peso no RUF, representando 42% da nota, a UFABC é a 17ª melhor do país. Dentre os principais fatores analisados estão o número de artigos científicos, citações de artigos, produção técnica e quantidade de bolsistas CNPq, demonstrando o resultado da pesquisa científica de referência realizada pela instituição.

Vale ressaltar que alguns quesitos do ranking RUF podem desprivilegiar Universidades mais novas, como a UFABC. É o caso, por exemplo, do quesito de reconhecimento do Mercado que, por ser definido a partir de opiniões de gestores da área de Recursos Humanos das empresas, acaba destacando instituições com mais anos de existência e, naturalmente, com maior número de profissionais disponíveis para contratação

Sobre o RUF

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de S.Paulo desde 2012. Suspenso na pandemia, o ranking retorna após quatro anos. Nesta nona edição, traz uma avaliação de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC) / Assessoria de Relações Internacionais (ARI UFABC).

Atualizado em 17 de Novembro de 2023, 10h50.