Página inicial > Notícias > UFABC melhora posição em ranking internacional

UFABC melhora posição em ranking internacional

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 15h07

A UFABC subiu quatro posições no ranking da América Latina pelo Times Higher Education (THE). Após ser classificada na 18a posição em 2016, a Universidade assume a 14a posição esse ano.

O ranking também mostra a evolução da UFABC em outros critérios: 8a colocação dentre as universidades brasileiras (9a em 2016) e 4a posição entre as universidades federais (5a em 2016). Esse resultado coloca a UFABC à frente de um número considerável de universidades latino-americanas e mostra mais uma vez a valorização contínua da comunidade internacional do trabalho realizado desde 2006 pela instituição.

A metodologia utilizada pelo THE, na definição do Latin America University Rankings, mesma adotada em 2016, promove uma adaptação em relação aos rankings tradicionais, considerando as características regionais das universidades latino-americanas.

A visibilidade internacional, avaliada através de pesquisa com acadêmicos do mundo inteiro, tem grande peso nos indicadores de pesquisa e ensino. São cinco grupos de indicadores avaliados: ensino, perspectiva internacional, pesquisa, citações e receita proveniente da indústria.  A UFABC mais uma vez obteve um excelente desempenho em citações, evidenciando que, mesmo sendo uma universidade jovem, possui grande potencial para consolidar sua reputação internacional.

Os resultados apresentados pelo Ranking THE demonstram que a Universidade está no caminho certo, prezando pela excelência acadêmica nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Marcador(es):