Página inicial > Notícias > UFABC entre as melhores da América Latina segundo ranking internacional

UFABC entre as melhores da América Latina segundo ranking internacional

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 17h10

A Universidade Federal do ABC (UFABC) está na lista dos dois rankings divulgados recentemente pelo Times Higher Education (THE), entidade que há quase cinquenta anos analisa o desempenho universitário, e cuja metodologia é considerada referência mundial. A universidade aparece na lista das melhores universidades da América Latina, e na lista das melhores universidades jovens do mundo.

No ranking que publicou a relação das melhores universidades da América Latina, a UFABC está entre as 50 melhores, sendo a 23ª melhor do Brasil. A UFABC obteve pontuação geral de 58,8 em 2019, mantendo a média da variação na pontuação obtida desde 2016, e comemora o aumento de 10 pontos no indicador ‘Pesquisa’ – que analisa a reputação, produtividade e receita acerca do tema –, alcançando a 22ª posição nesse item dentre as universidades brasileiras.

No item ‘Perspectiva internacional’, cujos critérios de avaliação analisam a colaboração e a visibilidade internacional, a UFABC destaca-se como a 4ª melhor do Brasil e a 1ª dentre as universidades federais. Esse resultado deve-se a fatores como: política de incentivo à realização de pós-doutorado no exterior, colaborações internacionais e corpo docente de origem internacional (aproximadamente 11% em 2017 – base de dados utilizada para os rankings em 2019).

Em um outro ranking, o Times Higher Education (THE) considera as melhores universidades com menos de 50 anos de existência do mundo. Nesse caso, a UFABC está na posição geral 250-300.

Utilizando metodologias próprias para analisar os dados submetidos pelas instituições e coletados externamente, o Ranking Times Higher Education verificou indicadores de desempenho de universidades nas áreas de ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e receita da indústria.

Assessoria de Relações Internacionais e Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Marcador(es):