Página inicial > Notícias > Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC alcançam nota máxima em avaliação do MEC

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 15h45

Nas últimas semanas, a UFABC recebeu a notícia de que seus dois cursos de Licenciaturas Interdisciplinares (LIs), Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) foram aprovados com nota máxima (conceito 5) nas visitas de reconhecimento feitas pelo Ministério da Educação (MEC) à instituição. Os relatórios de avalição destacaram a excelência das LIs para todos os indicadores avaliados.

A visita de reconhecimento do MEC é o ato que avalia a qualidade do curso e as condições de oferta das atividades deste no início de sua implantação. Para receber nota máxima, o curso deve atender a todos os requisitos estabelecidos pelo MEC, incluindo a estrutura curricular, a qualificação dos docentes, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica.

Histórico

Em 2023, as Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) da Universidade completam três anos. Os cursos, aprovados em 2017 pelo Conselho Universitário (ConsUni), são das áreas de Ciências Humanas (LCH) e Ciências Naturais e Exatas (LCNE). Após a criação das LIs e dos trâmites internos para a elaboração, detalhamento e aprovação dos projetos pedagógicos, em 2020, a UFABC ofertou as LIs pela primeira vez, no edital de ingresso para a graduação, como uma das opções de entrada na Universidade.

Além dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs), em Ciência e Tecnologia (BC&T) e em Ciências e Humanidades (BC&H), os estudantes têm, desde então, a possibilidade de escolher entre as Licenciaturas Interdisciplinares (LIs), em Ciências Humanas (LCH) e Ciências Naturais e Exatas (LCNE), ampliando as possibilidades da Universidade atrair mais pessoas que estejam interessadas em atuar como futuros professores.

Assim como nos BIs, além da formação interdisciplinar, os alunos podem optar por seguir com a formação específica nas licenciaturas que já existiam na UFABC: Biologia, Física, Matemática e Química (no caso da LCNE) ou Filosofia (vinculada à LCH). Nesse caso, estarão habilitados a atuar, também, como professores no ensino médio.

A oferta das LIs reitera o compromisso da Universidade com o panorama educacional regional e ressalta a valorização da formação de professores e o preparo de profissionais para a atuação nos diferentes ambientes educativos.

Assessoria de Comunicação e Imprensa.