Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > UFABC discute pós-graduação com Diretora de Avaliação da CAPES
Início do conteúdo da página

UFABC discute pós-graduação com Diretora de Avaliação da CAPES

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 16h40

Na tarde do dia 13 de março de 2017, no Campus Santo André da UFABC, foi realizada uma mesa redonda a respeito de avaliação de cursos de pós-graduação, com a presença da Diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), Professora Rita Barata. 

Organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação da UFABC, com ampla presença das coordenações dos programas de pós-graduação, o evento foi aberto pelo Vice-reitor da UFABC, Professor Dácio Matheus, que enfatizou que a pós-graduação é considerada uma ação prioritária na Universidade, desde sua criação, visto que os primeiros cursos de mestrado e doutorado foram iniciados poucos meses após as primeiras aulas da graduação. Pontuou que um dos diferenciais, que contribuíram para que a UFABC se distinguisse nesse quesito, é o fato de seu corpo docente sempre ter sido composto, integralmente, por professores doutores. 

Na sequência, o Pró-reitor de Pós-Graduação da UFABC, Professor Alexandre Kihara, apresentou dados institucionais e questões afins, como as notáveis distinções da UFABC em rankings acadêmicos, inclusive internacionais; o impacto da produção científica; iniciativas inovadoras como o Doutorado Acadêmico-Industrial (DAI), que objetiva a efetiva interação entre a academia e a sociedade, por meio de projetos aplicados ao mercado; entre outras. 

Em seguida, a Diretora de Avaliação da Capes, Professora Rita Barata, proferiu uma apresentação intitulada ‘Tendências e perspectivas do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e desafios da avaliação’, na qual abordou a dinâmica de trabalho de avaliação da Capes, cujo principal objetivo é a 'certificação da qualidade da pós-graduação brasileira, referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa'. Entre os desafios citados, nos campos operacional e acadêmico, destacou a dimensão do universo de áreas, programas e demais itens avaliados – que, nos últimos anos, cresceu de modo exponencial –, e a questão dos indicadores bibliométricos, que, apesar de suas limitações, são considerados indispensáveis no cenário atual, devido ao volume e à complexidade dos processos avaliativos. Citou, ainda, a evolução dos instrumentos de avaliação e suas ênfases, em perspectiva histórica, e ressaltou que, entre os desafios atuais, está a avaliação da qualidade da formação dos egressos. 

Por fim, foi realizada uma mesa redonda sobre avaliação de cursos de pós-graduação, com a presença dos professores Luiz Bevilacqua, Doutor Honoris Causa pela UFABC; Adelaide Faljoni-Alário, Professora Titular da UFABC e atual Coordenadora da Área Interdisciplinar da Capes; e Adalberto Fazzio, Professor Honoris Causa pela UFABC – além dos professores Alexandre Kihara e Rita Barata. Entre os principais temas discutidos: reflexões críticas acerca do atual sistema de avaliação (que privilegia critérios quantitativos em detrimento de aspectos qualitativos), e a atribuição de conceitos aos cursos novos de pós-graduação – caso da maioria dos programas da UFABC. 

O vídeo com o evento na íntegra estará disponível nos próximos dias, no canal oficial da UFABC no YouTube.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Registrado em: Notícias
Marcador(es):
Fim do conteúdo da página