Página inicial > Notícias > UFABC integra movimento “Luto pela vida e Todos pela Vacina”

UFABC integra movimento “Luto pela vida e Todos pela Vacina”

Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 15h32

A UFABC participa,  nesta sexta-feira (12/3), do movimento Luto Pela Vida e Todos pela Vacina, que  reúne universidades estaduais e federais do Brasil em uma ação conjunta em sinal de luto, respeito e solidariedade pelas milhares de mortes pela Covid-19 no Brasil. Além da UFABC, participam da ação as seguintes universidades: UFSC, UFSM, UFPR, UFRN, USP, Unesp e Unicamp.

As universidades fixaram faixas pretas em suas fachadas com a mensagem "Luto Pela Vida e Todos Pela Vacina". No caso da UFABC, a faixa foi aplicada em formato virtual na página principal da Universidade, e permanecerá dessa forma durante uma semana.

O dia 12 de março marca um ano da primeira  vítima fatal por Covid-19 no Brasil -- uma mulher negra de 57 anos, internada em um hospital municipal da capital paulista. Um ano após a primeira morte, os números do Brasil ainda são trágicos, com mais de 2 mil vidas perdidas diariamente e contabilizando, até 10 de março, mais de 270 mil mortes.

A manifestação das universidades mostra-se como um ato de repúdio às ações governamentais que contribuíram para o avanço da doença, em especial aos impasses envolvendo a compra e a produção de vacinas, a ausência de campanhas contra a desinformação, além da falta de apoio à ciência e às parcelas da população mais atingidas pela pandemia.

Marcador(es):