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UFABC participa da elaboração de documento apresentado pela Andifes na 3ª Conferência Mundial de Ensino Superior 2022

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 09h58

3a conferencia mundial de educacao 300x221A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior participa essa semana, de 18 a 20 de maio, da Terceira Conferência Mundial de Educação Superior, em Barcelona. Representada pelo vice-presidente, Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), a Andifes irá apresentar propostas das instituições de ensino superior públicas e comunitárias brasileiras, com considerações sobre a temática da conferência e especial atenção aos desafios enfrentados pela educação pública brasileira. O documento foi escrito de forma conjunta entre a Andifes, a Abruc (Associação Brasileira de Universidades Comunitárias), a Abruem (Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais) e o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

A Universidade Federal do ABC (UFABC) participou da concepção desse documento produzido pela Andifes.

Leia a versão em Português: Proposta das Instituições de Educação Superior Públicas e Comunitárias do Brasil signatárias para a III Conferência Mundial de Educação Superior (pdf).

Leia a versão em Inglês: Proposal of the Public and Community Higher Education Institutions of Brazil signatories to the 3rd World Higher Education Conference (WHEC2022) (pdf).

De acordo com o representante da Andifes, a conferência tem imensa importância para os rumos da educação superior no mundo. “Esse evento é um farol para a construção de políticas públicas relacionadas ao ensino superior e a Andifes não poderia ficar fora desse debate. Recebemos o convite e estamos cumprindo nosso papel, participando ativamente desses debates, esperando que os resultados dessa conferência estejam com consonância com as nossas propostas por meio desse documento conjunto em defesa de uma educação de qualidade e inclusiva”, declara.

Reunindo entidades de todo o mundo que atuam pela qualidade e o fomento dos sistemas e instituições de ensino superior, sobretudo considerando os desafios que a humanidade e o planeta enfrentam, com particular atenção aos efeitos impostos pela pandemia, o evento visa definir um roteiro para que o ensino superior seja mais diversificado, inovador, inclusivo, garantindo ainda mais qualidade com base nos requisitos de desenvolvimento.

Ao mesmo tempo em que se propõe às universidades um projeto eficiente de formação multiprofissional, em todos os níveis, como demandas de futuros, com um ensino focado nos desafios reais da sociedade e uma pesquisa em conformidade com o desenvolvimento nacional, além de uma governança transparente e participativa, compete ao Estado a releitura crítica de suas próprias ações. Há que se revisar, com urgência, as reduções orçamentárias estabelecidas, cuja consequência é o desmonte das universidades como parte de uma política de redução do papel do Estado”, afirma trecho do documento.

Com o tema “Reinventando o Ensino Superior para um Futuro Sustentável”, a organização da conferência pretende contribuir para a melhoria das organizações e sistemas de ensino superior com foco nos direitos humanos, buscando cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 e com a firme aspiração de “não deixar ninguém para trás”.

Os dez principais temas da Conferência são: o impacto da pandemia no ensino superior; ensino superior e os ODS; inclusão, qualidade e relevância dos programas; mobilidade acadêmica; governança, financiamento, produção de dados e conhecimento; cooperação internacional; e futuro do ensino superior.


Notícia publicada no site da Andifes em 16 de maio de 2022. Adaptação: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC).

Registrado em: Notícias
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