Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Servidor > Portal do Servidor > Sobre a SUGEPE - Atribuições e canais de comunicação
Início do conteúdo da página

Sobre a SUGEPE - Atribuições e canais de comunicação


Índice

1. Atribuição da SUGEPE
2. Atendimento
3. Canais de Comunicação
4. Estrutura Organizacional e Competências
   4.1. Superintendência e Secretaria
   4.2. Atendimento - Campus SBC
   4.3. Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF)
   4.4. Divisão de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoal (DCDP)
   4.5. Divisão de Concursos (DC)
   4.6. Divisão de Pagamento e Benefícios (DPB)
   4.7. Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV)
      4.7.1. Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho (SEST)
   4.8. Seção de Ingresso e Movimentação de Pessoal (SIMP)


Atribuição da SUGEPE

 

  • A Superintendência de Gestão de Pessoas (SuGePe) foi criada em 2014 por meio da Portaria nº 546/2014/REIT e tem como atribuição o apoio à criação, implementação e sustentação das Políticas de Gestão de Pessoal na UFABC, em consonância com suas Diretrizes Institucionais e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
  • São Diretrizes Institucionais Gerais da UFABC para a Gestão de Pessoas conforme o PDI:
    • I. o desenvolvimento profissional e pessoal;
    • II. a conquista e manutenção de competências técnicas e comportamentais;
    • III. a qualidade de vida e a saúde do trabalhador;
    • IV. a produtividade; e
    • V. o fomento à postura e conduta ética e moral no âmbito profissional e pessoal.

Atendimento

 

Como estamos passando por um período de readaptação às atividades presenciais, solicitamos que as servidores e servidores continuem realizando suas solicitações à SUGEPE de forma eletrônica, por meio dos sistemas ou e-mails. 

O atendimento presencial não será realizado nesse primeiro momento, com exceção da entrega das máscaras, conforme orientação da Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho (email abaixo), entrega das identidades funcionais (crachás) pela Divisão de Acompanhamento Funcional (tratados exclusivamente por meio de agendamento) ou outros serviços agendados previamente.

 

Canais de Comunicação

 

001

002

  • Atendimento para as diversas dúvidas e/ou andamento de solicitações realizadas por meio dos sistemas e formulários. A comunicação por este meio se dará apenas pelos e-mails departamentais das divisões/ seções da SUGEPE (verificar abaixo). 
    Atenção: a SUGEPE, seguindo práticas de segurança, não fornece dados pessoais/funcionais a terceiros e/ou a e-mails pessoais.

003

  • Atendimento ao público interno/externo e especificamente quanto a informações gerais. Solicitações específicas (aquelas que dependem de dados pessoais/ funcionais, por exemplo) devem ser solicitadas EXCLUSIVAMENTE por e-mail ou por intermédio dos próprios sistemas.
    Atenção: a SUGEPE, seguindo práticas de segurança, não fornece dados pessoais/funcionais por telefone, inclusive a órgãos/instituições públicas.

Estrutura Organizacional e Competências

  • A fim de atingir seus objetivos institucionais, a estrutura da SUGEPE está organizada da seguinte maneira:

organograma

Superintendência

 

  • Superintendente: Diogo Francisco Paulo da Rocha
  • Superintendente Adjunto: Fabio Senigalia

 

Coordenação Estratégica 


Contato: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

        Equipe:      Telefone
        Fabio Senigalia     (11) 3356-7565
        Fernanda Sereicikas Loyola      (11) 3356-7665
        Márcia de Oliveira Lupia     (11) 3356-7665


Localização:
Sala da Sugepe, próximo à Torre 1, 2º Andar, Bloco A, Campus Santo André

 

 


Competências:

  • Assessoramento aos Superintendentes;
  • Entrega, recebimento e triagem de documentos e processos;
  • Afastamento Nacionais e Internacionais (via SCDP);
  • Atendimento ao público interno e externo.

 

Divisão de Acompanhamento Funcional (DAF)


Contato: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Localização:
Sala da Sugepe, próximo à Torre 1, 2º Andar, Bloco A, Campus Santo André

Equipe Telefone
Cicera Cileide de Oliveira Lima  (11) 3356-7570
Claudia Deise de Meneses Pereira  (11) 3356-7571
Daniel Ferraresi Araujo Silva    (11) 3356-7569
Mauricio Bianchi Wojslaw  (11) 3356-7571
Silvana de Oliveira Ribeiro da Silva  (11) 3356-7570
Tacita Lorena Gomes Moura                (11) 3356-7569

 


Competências:

  • Abono de Permanência*;
  • Adicional Noturno;
  • Afastamentos Nacionais e Internacionais;
  • Aposentadorias*;
  • Assentamento Funcional (físico e digital);
  • Averbação de Tempo de Contribuição*;
  • Cadastro dos servidores;
  • Cartão de identidade funcional (crachá);
  • Certidão por Tempo de Contribuição (ex-servidores);
  • Controle de Frequência (servidores);
  • Exoneração;
  • Férias;
  • Horário especial para servidor estudante;
  • Licenças (adotante, casamento, falecimento de familiares , paternidade, entre outras);
  • Redução de jornada  de trabalho com remuneração proporcional;
  • Vacância.

(*) Atendimentos presenciais que deverão ser agendados previamente via e-mail departamental.


Divisão de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoal (DCDP)

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Localização:
Sala da Sugepe, próximo à Torre 1, 2º Andar, Bloco A, Campus Santo André

Equipe Telefone
Ana Carolina Cesar

(11) 3356-7560

Marcelo Batalha

(11) 3356-7562

Marcia Cristina Pires de Campos

(11) 3356-7561

Patricia Goncalves de Sa

(11) 3356-7561

Roberto Seiji Shimokawa

(11) 3356-7562

  

 

Competências:

 

  • Afastamentos para Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado);
  • Gestão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE);
  • Gestão dos Processos Avaliação de Desempenho e de Estágio Probatório de Servidores Técnico-Administrativos;
  • Incentivo à Qualificação de Servidores Técnico-Administrativos;
  • Licença para Capacitação;
  • Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP);
  • Progressão por Capacitação Profissional de Servidores Técnico-Administrativos;
  • Progressão por Mérito de Servidores Técnico-Administrativos;
  • Progressão Profissional de Servidores Docentes Efetivos.

 Divisão de Concursos (DC)

 

Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Gestão de estágios)

Localização:
Sala da Sugepe, próximo à Torre 1, 2º Andar, Bloco A, Campus Santo André

 Equipe Telefone

Fernanda Bertasso Figaro

(11) 3356-7558

Ivanildo Agra Lins

 (11) 3356-7557

Marisol Batista dos Santos Morais

 (11) 3356-7557

Vitor Mateus dos Reis Martins Duarte

(11) 3356-7559

Ygor Luiz Ventura de Jesus

 (11) 3356-7558
 Carla Muller Sasse  (11) 3356-7559

 

Competências:

  • Gestão do Programa de Estágios da UFABC;
  • Gestão, logística e execução dos concursos públicos de docentes;
  • Processos seletivos simplificados para contratação de professor visitante;
  • Promoção funcional para professor titular.

 Divisão de Pagamentos e Benefícios (DPB)

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Localização:
Sala da Sugepe, próximo à Torre 1, 2º Andar, Bloco A, Campus Santo André

Equipe Telefone
Fabio Augusto de Souza  (11) 3356-7567
Joseli Gomes de Moura

(11) 3356-7567

Márcia Cristina de Paula Marcial Andrade

(11) 3356-7568

Thayla Roberta de Campos Rubia

(11) 3356-7568

 


Competências:

 

  • Alteração de conta para recebimento de salário e para outras operações;
  • Benefícios: Auxílio Transporte, Assistência Pré-Escolar, Auxílio Indenizatório à Assistência à Saúde, Auxílio Natalidade, Auxílio Funeral, entre outros;
  • Cadastro e exclusão de dependente econômico;
  • Gestão da Folha de Pagamento;
  • Pagamentos Eventuais: Substituição Remunerada, Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso, entre outros;
  • Pensão Alimentícia;
  • Remuneração Extra-SIAPE;
  • Retroativos e Processos de Exercícios Anteriores;
  • Verbas Rescisórias.

 Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV)

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Localização:

Administração: Sala SS 15-A, subsolo do Bloco A, Campus Santo André
Perícias e Juntas Médicas Oficiais: Sala 308/310, 3º andar, Torre 1, Bloco A, Campus Santo André


Equipe  Telefone

Catharine Shizuka Kurihara de Oliveira

(11) 3356-7564

Eduardo Gulmini

(11) 3356-7642

Sandra Helena Albuquerque Giannini

(11) 3356-7641

Elisabete Furchineti Seppe

(11) 3356-7640

Flavia Pereira Do Bomfim

(11) 3356-7640

 Joyce Silva dos Santos  (11) 3356-7640
 Diego Marin Fermino  (11) 3356-7188
 Cristine Scattolin Andersen  (11) 3356-7642

 

 

Competências:

  • Ausência para Doação de Sangue;
  • Convênio SESC;
  • Gestão de Perícias Singulares;
  • Gestão Exames Médicos Admissionais;
  • Horário especial para servidor com deficiência ou para acompanhar cônjuge, filho ou dependente com deficiência;
  • Junta Médica Oficial;
  • Licença à Gestante;
  • Licença para Tratamento da Própria Saúde;
  • Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família;
  • Programa de Exames Médicos Periódicos;
  • Programa de Parcerias.

 Seção de Engenharia de Segurança do Trabalho (SEST)

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Localização: 
Sala SS 15-A, subsolo do Bloco A, Campus Santo André

Equipe Telefone

Nathalia Augusta Seabra Dantas de Oliveira

(11) 3356-7187

Odilon dos Santos Nascimento

(11) 3356-7186

Adriene Bispo

(11) 3356-7188

Tatiane Castilho Andrade

(11) 3356-7187

 

Competências:

  • Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
  • Engenharia de Segurança do Trabalho;
  • Higiene Ocupacional.

Seção de Ingresso e Movimentação de Pessoal (SIMP) 

  

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Localização: 
Sala SS 15-A, subsolo do Bloco A, Campus Santo André

Equipe Telefone
  Alexandra Couto Cruz

(11) 3356-7572

Bianca de Sa Genezini

(11) 3356-7563

 Juliana Liemi Porto Yamamoto  (11) 3356-7572
 Rodrigo Cabrera  (11) 3356-7563

 


Competências:

 

  • Cessão e Requisição de servidores;
  • Colaboração técnica;
  • Composição de força de trabalho;
  • Exercício provisório;
  • Ingresso de servidores (nomeações, recebimento de documentação);
  • Licença para tratar de interesses particulares;
  • Redistribuição;
  • Remoção.

  

Atualizado em: 26/01/2023

Fim do conteúdo da página