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Leituras filosóficas e literárias em aulas de Filosofia

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 13h30

jeferson albuquerque spindolaJeferson Albuquerque Spindola, egresso do Mestrado Profissional em Filosofia da UFABC, pesquisou, durante seu curso de pós-graduação, acerca do ensino de filosofia por meio de leituras literárias e filosóficas.

Um de seus principais objetivos era desenvolver um meio de superar, em sala de aula, a dificuldade apresentada por estudantes do ensino médio na leitura de textos filosóficos. Um dos intuitos era viabilizar a compreensão dos textos, pelos alunos, com a mínima interferência docente.

Dentre os resultados observados, o pesquisador enfatiza que leituras filosóficas aprofundadas no ensino médio são possíveis, no entanto, demandam o engajamento do professor, por meio de aulas significativas que dialoguem com a realidade dos estudantes e valorizem seus conhecimentos. O egresso pontua que sua pesquisa repensa práticas de aula e de leitura, o que pode contribuir para uma educação emancipadora.

Além de mestre em Filosofia pela UFABC, Jeferson é especialista em Filosofia Contemporânea e licenciado em Filosofia. Atuou como professor no ensino fundamental e médio e, atualmente, é religioso jesuíta da Companhia de Jesus.

 

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Dados | Egresso


Nome completo 
Jeferson Albuquerque Spindola 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado Profissional em Filosofia pela Universidade Federal do ABC | 2020; 
∙ Especialização em Filosofia Contemporânea pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) | 2015; 
∙ Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI) | 2013. 

Profissão / experiência profissional 
Professor de ensino fundamental e médio. Atualmente, religioso jesuíta da Companhia de Jesus. 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Mestrado Profissional em Filosofia. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
Tendo concluído o processo vivido no mestrado, noto a importância de tê-lo realizado, considerando que a minha pesquisa envolveu a prática docente no trato direto com os discentes. Sem dúvida, a partir desse mestrado, percebo maior propriedade para as aulas e encontros que desenvolvo, a partir da pesquisa realizada. 


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Dados | Dissertação 


Título
Leitura filosófica e leitura literária nas aulas de Filosofia 

Data da defesa
28 de fevereiro de 2020 

Nome do orientador
Prof. Dr. Luiz Antonio Alves Eva 

Linha de pesquisa 
Ensino de Filosofia 

Link para a dissertação


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Questões | Pesquisa 


Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
O tema da minha pesquisa era o ensino de filosofia por meio de leituras literárias e filosóficas. Escolhi esse tema porque acredito, ainda hoje, no potencial que os textos têm para o desenvolvimento do pensamento filosófico crítico – além de acreditar no potencial que a prática da leitura em sala de aula tem para a emancipação do estudante. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Pesquisar e desenvolver um meio adequado de superar a dificuldade enfrentada pelos estudantes do ensino médio na leitura de textos filosóficos. Com isso, pesquisei o que define uma leitura filosófica, o modo de fazê-la e o papel do professor nessa dinâmica, além de desenvolver aulas em que o estudante conseguisse entender um texto com a mínima interferência do professor, de modo que não precisasse de exaustivas explicações para entender o texto proposto. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Tendo lido teóricos como Jorge Larrosa (sobre a experiência), Jacques Ranciere (sobre a emancipação), Dominique Folscheid e Jean Jacques Wunenburger (sobre a leitura filosófica) e Paulo Freire (sobre a autonomia do estudante), parti para a prática docente, a fim de testar no chão da sala de aula se era possível desenvolver com os estudantes aquilo que vinha pesquisando. A partir do que desenvolvi em sala de aula, fui constituindo material para desenvolver a pesquisa e confrontar o que pesquisava. 

Quais foram os desafios enfrentados?
O primeiro e mais difícil desafio foi considerar o tempo do fazer filosófico e o tempo de uma aula. Ou, ainda, a pressão de dar conta do conteúdo curricular na escola, que impediu maiores imersões em aulas práticas com os alunos. Apesar desses desafios, foram realizadas várias aulas testes com os alunos. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
Efetivamente, ficou claro que é possível desenvolver uma leitura filosófica aprofundada com alunos do ensino médio – apesar das dificuldades e conflitos inerentes. Para a sua realização, porém, é necessário o engajamento do professor, de modo a oferecer aulas que correspondam à realidade em que o aluno está inserido, a fim de valorizar o conhecimento adquirido pelo estudante ao longo da vida. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas. 
A importância da pesquisa deve-se ao fato de estudantes e professores repensarem sua prática de aula e de leitura, de modo a promover uma educação humana de emancipação. Isto é: uma educação que não compreende apenas o espaço da escola, mas que permeia todo o tempo vivido.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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