Página inicial > Ensino > Docentes > Maria Fernanda Araujo de Resende

Maria Fernanda Araujo de Resende

Área: Física

Com graduações em licenciatura em Matemática, pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) em 2005, e bacharelado em Física, pelo Instituto de Física da USP (IFUSP) em 2008, obteve o seu mestrado e o seu doutorado em Física, ambos também pelo IFUSP, em 2011 e 2017 respectivamente. Atualmente é professora visitante junto ao Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, e pesquisadora colaboradora junto ao Departamento de Física Nuclear do IFUSP. Tem experiência nas áreas de Física e Matemática (com ênfase na teoria geral de partículas e campos, computação quântica topológica, e aplicações da Álgebra, Geometria e Topologia à Física teórica), atuando principalmente nos seguintes temas: (i) "quantização de sistemas com vínculos", "métodos geométricos da Física teórica", "confinamento de cargas", "modelos de oscilação de sabores em neutrinos" e "mecanismos de 'Seesaw'", para a estruturação de teorias físicas que vão além do Modelo Padrão; e (ii) "ordem topológica", "emaranhamento de partículas" e "generalizações de modelos de Kitaev", para a estruturação de teorias que possam atender às causas de uma computação quântica.

Maria Fernanda Araujo de Resende

Currículo Lattes