Página inicial > Notícias > 2011 será o ano internacional da Química, aponta ONU

2011 será o ano internacional da Química, aponta ONU

Publicado: Quinta, 26 de Fevereiro de 2009, 08h04
A Assembleia Geral da ONU escolheu 2011 como o ano internacional da Química. Nesse ano será comemorado o centenário da concessão do Prêmio Nobel à Marie Sklodowska Curie. A proposta foi apresentada pela Etiópia e contava com o apoio inicial de 35 países.

Na esteira da escolha da ONU, os cursos de graduação e pós-graduação em Química da UFABC vêm se consolidando entre alunos e aspirantes a estudantes da universidade. Os cursos de bacharelado e licenciatura, por exemplo, se dedicarão à formação de profissionais capacitados para atuar em pesquisas tecnológicas e acadêmicas, no setor de produção e desenvolvimento industrial e em atividades relacionadas à educação superior.

Atualmente, cerca de 10% dos alunos declaram na matrícula a intenção de concluir o currículo dos cursos de Bacharelado em Química ou Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas após o cumprimento do BCT (Bacharelado em Ciência e Tecnologia). O estudante também tem a opção de combinar o bacharelado ou licenciatura em Química com uma outra área, como Engenharia de Materiais, por exemplo.

"Temos procurado priorizar a formação de profissionais capazes de desenvolver senso de responsabilidade, criatividade, iniciativa e independência necessária para superar os desafios de cada atividade", disse o professor Wagner Alves Carvalho, coordenador do curso de bacharelado em Química. "Viabilizamos dessa maneira a sua inserção, manutenção e progressão tanto na área acadêmica quanto profissional, que são setores cada vez mais exigentes e competitivos", concluiu.

A pós-graduação, por sua vez, privilegia o desenvolvimento de pesquisa cientifica e tecnológica. O objetivo do curso é formar profissionais que possam suprir a demanda do ensino superior e do desenvolvimento tecnológico nacional e regional.

O programa de pós-graduação da UFABC conta com 33 alunos de mestrado e seis de doutorado. No decorrer de 2009, os primeiros estudantes estarão preparados para a defesa de suas dissertações. Atualmente, boa parte dos docentes tem projetos de pesquisa aprovados e a maioria deles possui projetos de pesquisa em avaliação por agências de fomento. As propostas dividem-se em pedidos para os alunos de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado e projetos de pesquisa para obtenção de financiamento.

A UFABC possui ainda uma Central Experimental Multiusuário, um supercomputador e clusters sem similares na América Latina para o desenvolvimento de pesquisa na área teórica.

"As linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Química reúnem o conhecimento dentro de especialidades que estão inseridas na vanguarda do conhecimento científico e tecnológico e que assimilam com profundidade alguns dos temas mais desafiantes no mundo moderno: Estrutura da Matéria, Processos de Transformação e Energia", disse o coordenador da pós-graduação em Química da UFABC, Mauro Santos.

Os pós-graduandos da UFABC encontrarão um campo fértil para pesquisa no Brasil, segundo o professor Mauro. De acordo com ele, a atual expansão do ensino superior vinha turbinando o meio acadêmico, mas essa expansão "vem agora permeando o terreno do mercado tecnológico público e privado".

"O sistema privado de pesquisa é promissor. Na área petroquímica, por exemplo, não há profissionais suficientes para suprir a demanda", analisou Mauro.

26/2/2009