Página inicial > Notícias > Alunos da UFABC vão construir protótipo de miniavião

Alunos da UFABC vão construir protótipo de miniavião

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2009, 12h10
Onze alunos da UFABC trabalham no projeto de construção de um protótipo de aeronave em escala reduzida. O objetivo do grupo, autobatizado de GPDA, é vencer a XI Competição SAE Brasil AeroDesign, que será realizada em São José dos Campos, em outubro.
O projeto do avião está em fase final de elaboração e deverá ser entregue à organização da prova em agosto. A etapa seguinte será buscar patrocínio para a empreitada.

Inscrita na categoria regular - há ainda as categorias aberta e micro -, os estudantes da universidade envolvidos no projeto estão divididos em três subáreas: fuselagem, empenagem e asa. Cada uma dessas frações que compõem a aeronave deve ser projetada levando em conta pré-requisitos como a aerodinâmica, estrutura e integração. O grupo se reúne semanalmente para avaliar novas ideias.

A edição deste ano da SAE Brasil AeroDesign contará com a participação de 94 equipes, vindas de países como Venezuela, México e Índia, além do Brasil. Haverá representantes de 16 Estados do País na prova.
Os vencedores participarão da etapa americana da competição.

Durante a prova, os modelos de avião radiocontrolados serão avaliados por uma equipe da Embraer. As notas levarão em conta os relatórios entregues pelos grupos e a funcionalidade da aeronave. Na categoria regular, há restrições de motor e dimensões para a construção dos modelos. Os trabalhos dos estudantes da UFABC são coordenados pelo professor Jesus F. A. Romero.

"A participação numa competição de AeroDesign contribui para a formação de qualquer profissional. O trabalho em equipe é estimulado, assim como o conhecimento da dimensão e processos de um trabalho de engenharia", afirmou o líder da GPDA, Francisco Martins, que pretende cursar engenharia aeroespacial ao fim do seu BC&T, como os outros dez integrantes do grupo.

3/7/2009