Página inicial > Notícias > Cobalto entra em fase de testes

Cobalto entra em fase de testes

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2010, 12h35
Os pesquisadores da UFABC podem contar com um novo equipamento. No último dia 15 de novembro entrou em funcionamento, em fase de testes, o novo cluster da universidade. Batizado de Cobalto, é capaz de executar tarefas que utilizem um alto grau de processamento ou quantidades grandes de memória.

Enquanto um computador convencional demoraria semanas para realizar uma simulação, o supercomputador é capaz de realizar a tarefa em questão horas. Além disso, o Cobalto pode ter acesso a elevadas quantidades de memórias distribuídas, possibilitando realizar todas as operações em paralelo entre vários pesquisadores.

O equipamento, geralmente encontrado em empresas que precisem de um grande poder computacional, trará novas possibilidades de desenvolvimentos de pesquisas na UFABC. "O Cobalto é um Cluster de alto desempenho, voltado para a execução de tarefas que utilizem graus de processamento elevados ou quantidades grandes de memória. Como exemplo pode-se citar simulações cientificas relativas à construções de novos materiais, dinâmica molecular entre diversas outras aplicações", afirma Bruno Sanches, técnico de TI do NTI.

A máquina cobalto é administrada pela seção de computação cientifica do NTI e está liberada para todos os pesquisadores da UFABC, bastando a indicação de um orientador. Para mais informações sobre o acesso à máquina clique aqui.

Especificações: O Cluster Cobalto possui uma estrutura homogênea com 22 nós, distribuídos contendo um total de 176 processadores rodando a 2.5 GHz de frequência de clock, com memória de 16 GB por nó, resultando em 352 GB de memória.

7/12/2010