Página inicial > Notícias > Curso da UFABC para professores do Ensino Médio forma primeira turma

Curso da UFABC para professores do Ensino Médio forma primeira turma

Publicado: Sexta, 30 de Janeiro de 2009, 18h27
O curso de especialização "Modelagem Matemática em Ensino Aprendizagem" formou sua primeira turma, na sexta-feira (30/1), em cerimônia ocorrida no auditório do 8º andar - Bloco B. Para participantes, o programa do curso superou todas as expectativas.  0901_modela_ext

O professor Rodney Carlos Bassanezi coordena o curso, que é promovido pela Pró-reitoria de Extensão. O público alvo são professores do Ensino Médio da rede pública. O objetivo é abrir espaço para a discussão da modelagem matemática como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem.

Experiências práticas

A professora Paloma Augusta Falsetta, que leciona no Ensino Médio e Fundamental, conta que se inscreveu no curso pensando em se preparar para um futuro mestrado. Ela explica que seu objetivo era aproveitar a oportunidade de fazer isso gratuitamente em uma instituição federal, mas se surpreendeu com o formato dos conteúdos. "A matemática aplicada foi apresentada de uma maneira diferente, pois era direcionada para todas as áreas. O meu trabalho, por exemplo, inseriu a Matemática em Geografia" - conta.

Outro participante do curso, professor Manoel Ricardo, contou que as aulas foram motivadoras. Segundo ele, especialmente porque os docentes responsáveis pelas aulas transmitiam um sentimento de paixão pela disciplina. Ele disse que aplicou os conhecimentos do curso em turmas para as quais leciona na cidade de São Paulo nas redes estaduais e municipais. "Adotei uma estratégia paralela, empregando o método tradicional e as técnicas de modelagem. Os alunos começaram a associar os trabalhos de modelagem com os problemas convencionais e o rendimento deles cresceu exponencialmente".

Professor da rede pública e particular, José Carmino Gomes Júnior ingressou no curso de modelagem esperando mais um programa tradicional de apresentações do que ele chama de "experiências prontas". "Percebi que o conceito de Aplicação proposto pelo curso servia de instrumento à Criação a partir de eventos" - explica. Ele conta que ficou assustado diante da forma como o desempenho de seus alunos aumentou com o emprego desse método. "O resultado foi muito rápido, influindo também na forma de tratamento das turmas. Até alguns pais apareceram na escola para conhecer o professor ‘Zé' de matemática".

30/1/2009