Página inicial > Notícias > Experimento proposto por estudante durante o ensino remoto é publicado em revista científica

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 16h00

Artigo é de autoria de aluno e professor da disciplina de Fenômenos Mecânicos, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Durante a pandemia, um dos maiores desafios dos professores e alunos da UFABC foi realizar, remotamente, o processo de ensino e aprendizagem de disciplinas experimentais, que são aquelas que costumam ser ministradas, presencialmente, nos laboratórios e ensino e pesquisa da Universidade.

Nesse sentido, uma das estratégias adotadas pelos docentes foi adaptar experimentos científicos, para que os discentes pudessem executá-los em casa. Nas aulas de Fenômenos Mecânicos (FEMEC) – uma das disciplinas básicas e obrigatórias do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), um dos cursos de ingresso na UFABC –, a experiência foi tão bem-sucedida que resultou na publicação de um artigo em uma revista.

Intitulado ‘Estudo introdutório sobre resistência do ar: uma abordagem integrada entre modelagem e experimentação para graduandos’, o trabalho foi publicado recentemente na Revista Brasileira de Ensino de Física, editada pela Sociedade Brasileira de Física.

O autor principal do artigo é o estudante do BC&T Leandro de Abreu, sob orientação do professor Alysson Ferrari – que, no primeiro quadrimestre letivo de 2021, coordenou a disciplina de FEMEC ao lado do professor Pedro Autreto.

A partir dos conteúdos estudados na referida disciplina ao longo do quadrimestre, e após a realização de três experimentos sugeridos pelos docentes, os discentes deveriam propor um quarto experimento, que pudesse ser realizado em casa, com materiais simples. Segundo o professor Alysson, a iniciativa de realizar o citado experimento, bem como de transformá-lo em um artigo, partiu do próprio aluno Leandro.

De acordo com a publicação, trata-se de um experimento que pode ser realizado com materiais de fácil acesso e baixo custo, como palitos de churrasco, linha de crochê, uma polia de varal, um cadeado pequeno, cola adesiva instantânea, fita adesiva e papel sulfite. O estudo integra aspectos teóricos, experimentais e conceitos da mecânica e da aerodinâmica, e seu principal objetivo era a determinação do coeficiente de resistência do ar por unidade de massa de um conjunto: um suporte de palitos de churrasco, no qual podem ser fixadas folhas de sulfite para regular a resistência do ar, que se desloca sobre um cabo inclinado com o auxílio da polia de varal.  O artigo apresenta, ainda, uma abordagem alternativa, para que, com as devidas adaptações, esse experimento possa ser realizado também no ensino médio.

Ao comentar a importância dessa experiência para sua formação acadêmica, o estudante Leandro afirma que “a possibilidade dada aos alunos, na disciplina de FEMEC, de poder elaborar um experimento, executá-lo e relatá-lo, dadas todas as limitações do período pandêmico, foi bastante desafiadora, pois não é uma prática comum nas disciplinas universitárias. Porém, foi também bastante gratificante, pois creio que o aprendizado se consolida de maneira plena quando o aluno participa ativamente de todo o processo envolvido em um experimento científico, não limitando-se exclusivamente à reprodução. Além disso, o fato de o trabalho ter sido publicado e estar disponível para que mais alunos e professores, de nível superior ou do ensino médio, possam usufruir da experiência construída representa, para mim, a razão de ser da universidade: produzir e transmitir conhecimento. Isto faz com que o sentimento de satisfação pelo trabalho realizado se transforme em motivação para continuar trabalhando pelo conhecimento”.

Por fim, o professor Pedro enfatiza a relevância do artigo publicado, e o descreve como “fruto de um período bastante desafiador do ensino em nossa instituição, reforçando as fortes bases do ensino-pesquisa-extensão”.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC