Página inicial > Notícias > Nature publica artigo sobre megaprojeto científico escrito em colaboração com pesquisadores da UFABC

Publicado: Terça, 05 de Agosto de 2014, 15h36

Um artigo publicado na Nature Physics, publicação da Nature voltada para Física, conta com a participação de pesquisadores da UFABC. O trabalho estuda as propriedades do Bóson de Higgs, partícula descoberta em 2012 no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), megaprojeto científico situado entre as fronteiras da Suíça e França.

"Uma vez que identificamos algo muito parecido com o Higgs em 2012, temos que estudar todas as suas propriedades para ver se é de fato o Higgs e se é exatamente como previsto no modelo inicial, entre outros fatores", afirmou o professor da UFABC Pedro Mercadante, um dos pesquisadores do LHC.

Além de Mercadante, compõem o grupo da UFABC o professor Eduardo Gregores, o pós- doutor Angelo Santos e estudantes de doutorado e graduação da Universidade. Eles fazem parte do grupo paulista do SPRACE, composto também por pesquisadores da UNESP, e atuam na identificação de objetos, tomadas e processamento de dados e monitoramento computacional. Mas o número de cientistas envolvidos no trabalho que levou à publicação na Nature Physics é muito maior. Ao todo, cerca de 3 mil pesquisadores de diversas partes do mundo colaboraram com o estudo e todos eles são considerados autores do artigo.

Como próximos passos do projeto, Mercadante afirma que os estudos serão direcionados para "procurar sinais de uma física que não se enquadre nas expectativas do modelo padrão". "Estamos terminando alguns trabalhos. O fato de o Higgs ser o Higgs do modelo padrão (ou muito parecido) leva a um direcionamento dos possíveis modelos exóticos que devemos procurar", explicou.

Para mais informações sobre o assunto, acesse: http://www.sprace.org.br e http://cms.web.cern.ch/