Página inicial > Notícias > Professor e doutorando integram grupo premiado por trabalho sobre esquizofrenia

Professor e doutorando integram grupo premiado por trabalho sobre esquizofrenia

Publicado: Quinta, 18 de Setembro de 2014, 15h16

O professor da UFABC João Ricardo Sato e o aluno de doutorado em Neurociências e Cognição Walter Hugo Lopez Pinaya participam do trabalho interdisciplinar "Desenvolvimento de deep belief networks, voltadas para análise de características de dados de volumetria de pacientes com esquizofrenia", que ganhou o Prêmio Lundbeck de Incentivo à Pesquisa. A outorga ocorreu no evento "10º Cérebro, Comportamento e Emoções", realizado pelo Instituto de Neurociências Integradas no final de agosto em Gramado (RS).

Estudos no campo das deep belief networks (DBN) têm obtido avanços na classificação e representação de processos latentes de dados — uma das tarefas de aprendizagem de máquina utilizadas no desenvolvimento de ferramentas para auxílio no diagnóstico da esquizofrenia. Atualmente, existem indícios de diversas alterações neuroanatômicas que se associam com a doença, incluindo a redução de volume cerebral. A aplicação de deep learning pode aprimorar a identificação de sujeitos com esquizofrenia e relacionar regiões cerebrais com processos latentes da doença.

O trabalho apresentado em Gramado utilizou dados provenientes de exames de ressonância magnética de 143 pacientes em estágio crônico, 32 de primeiro episódio psicótico e 83 sujeitos saudáveis. O objetivo foi analisar as características de dados de volumetria observadas ao longo das várias camadas de um modelo de DBN. Comparando e analisando as probabilidades de ativação da esquizofrenia nos sujeitos de diferentes grupos, foram encontrados elementos específicos que apresentavam correlações com a escala Positive and Negative Syndrome Scale dos pacientes, o que mostra uma parte do potencial desse método para encontrar representações latentes com ligações clínicas.

O projeto tem caráter interdisciplinar e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A pesquisa também representa o trabalho de doutorado de Walter Pinaya e tem como coautores, além do professor Sato: Ary Gadelha, Cristiano de Souza Noto, Sintia Iole Belangero, Rodrigo Affonseca Bressan e Andrea Parolin Jackowski (todos da Universidade Federal de São Paulo) e Quirino Cordeiro da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.